Cinco coisas que tornam você um ímã de mosquitos

Estudos científicos já mostraram sobre a propensão de levar picadas

06/11/2016 12:44

A- A+

Exame.com

compartilhar:

Se você é uma daquelas pessoas que sempre são alvos de mosquitos, a ciência já tem algumas evidências do motivo de você ter esse problema. Pesquisas mostram que as razões podem ser variadas, indo da alimentação ao seu tipo sanguíneo. 

Repelentes podem ajudar, mas alguns dos motivos de você sempre ser o prato favorito dos mosquitos não têm solução. Um exemplo é o simples fato de ser adulto, o que o torna um alvo mais propício do que uma criança.

Como bem lembra o Business Insider, mosquitos são vetores de doenças perigosas, como zika, dengue, chikungunya, febre amarela e malária. Confira a seguir o que pode aumentar as suas chances de levar uma picada desses insetos.

Você bebeu cerveja

Um estudo com 12 homens com idades entre 20 e 58 anos e uma mulher de 24 anos mostrou que quem tomou uma lata de cerveja, com concentração de 5,5% de álcool, atraiu mais mosquitos do que os que não beberam nenhuma bebida alcoólica. No entanto, nem o álcool no suor, nem a temperatura da pele das pessoas foram fatores relevantes para atrair mosquitos.

Você é adulto

Os mosquitos são atraídos por CO2, que expelimos constantemente no processo da respiração. É por isso que esses insetos voam perto de nossas orelhas, nariz ou boca. Adultos, obesos e mulheres grávidas, portanto, emitem mais CO2 e são mais atraentes para mosquitos do que crianças.

Você tem sangue tipo O

As pessoas que tem sangue do tipo O, positivo ou negativo, chamam mais a atenção dos bichinhos voadores do que os tipos A, B e AB. O A é o menos atraente entre eles. Ainda assim, o caso requer mais estudos científicos para que a tese seja validada na comunidade científica.

Você fez exercícios (e não tomou banho)

Quando você faz exercício, seu organismo produz ácido lático para se misturar com o oxigênio e gerar energia para os seus músculos. Mas esse ácido é liberado no seu suor e isso atrai mosquitos que podem te picar. Tomar banho reduz o chamariz provocado por esse composto químico.

Seu corpo chama os insetos

Não se sabe exatamente o motivo, mas algumas pessoas emitem compostos que repelem mosquitos, enquanto outras emitem aqueles que os atraem. Pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres concluíram que a resposta pode estar nos genes de cada pessoa. Nos experimentos, duas gêmeas idênticas não apresentaram maior ou menor nível de atração de mosquitos. No enquanto, quando as gêmeas eram diferentes, uma delas chamou mais a atenção dos insetos.

Primeira Edição © 2011