Com certeza, o único inocente

25/09/2016 13:18

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Os petistas não estão defendendo Lula por convicção de inocência. Depois do mensalão e do petrolão, somente duas correntes sustentam a inculpabilidade do ex-presidente: os ingênuos, que são raros ou inexistem nessa seara, e os que ainda acreditam no milagre da volta de Lula à presidência.

Os ataques ao juiz Sérgio Moro não visam desconstruir as denúncias do Ministério Público contra o líder petista. São, em verdade, uma espécie de ‘vacina’. Um antídoto com efeito prévio. Ou seja, os petistas demonizam o magistrado, insistem em repisar o perfil de um juiz parcial e perseguidor, não importando se suas decisões são ou não corretas. Com isso, para os incautos, qualquer sentença contra Lula ganha conotação de inculpação infundada e descabida. É o efeito da receita imunizante. O juiz Ricardo Leite, de Brasília, aceitou denúncia contra Lula e ninguém disse nada. Os petistas silenciaram. Quer dizer que Lula é culpado perante o juiz do Distrito Federal, mas é inocente em qualquer processo julgado por Sérgio Moro? É essa a ‘lógica’ que tentam impor?

Coisa nenhuma. Os petistas agem assim porque, sem Lula, está tudo perdido. Lula é o bote salva-vidas fragilizado, roto, mas que ainda flutua. A lógica do petismo vale para os petistas: se Temer fracassar, Lula volta em 2018 como salvador da pátria enxovalhada, da sociedade estuprada, da nação saqueada.

Os petistas já abandonaram Dilma, como esqueceram seus ícones de ontem: José Dirceu, Delúbio Soares, Genoíno, Sílvio Pereira, Marcos Valério. Por que nunca regiram contra a condenação desses companheiros? São todos bandidos, mesmo, punidos com justa cadeia? E o Carlos Bumlai, o amigão do peito de Lula? Condenado a 10 anos de cana e nenhuma palavra de apoio dos petistas. Instituto Lula? Silente. Presidente Rui Falcão, calado. Então, quer dizer que todos em volta de Lula são bandidos e corruptos, menos o poderoso capo? Todos, menos o boss?

 

COLLOR NA SUCESSÃO

O senador Collor sairá mal na foto final da eleição em Maceió, se seu candidato Paulo Memória não obtiver bom desempenho. Afinal, está em jogo a capacidade collorida de transferir votos.

RENOVAÇÃO MÍNIMA

A renovação na Câmara de Maceió será mínima, neste ano, não pela atuação dos vereadores, mas por falta de novas opções. São raríssimos os candidatos com real potencial de vitória.

 

ACUMULANDO DERROTAS NA JUSTIÇA ELEITORAL

A assessoria jurídica de Rui Palmeira tem acumulado derrotas na Justiça Eleitoral. Na última ação, com pedido de liminar, Rui não conseguiu impedir a veiculação de propaganda institucional do governo do Estado nos veículos de comunicação. A publicidade estaria proibida se a eleição fosse estadual.

 

GOVERNO EFETIVO

Tem razão o senador Renan quando afirma que Michel Temer tem que definir prioridades e tocar o governo. Claro. O presidente não tem mais a desculpa da interinidade. Isso já era.

 

PESQUISA DATAFOLHA

O dado é espantoso: um terço dos brasileiros acha que as mulheres são culpadas nos casos de estupro. Para 42% dos homens, mulher que se dá ao respeito não é violentada.

 

WANDERLEY DECLARA APOIO A ALMEIDA

Um dos mais conceituados médicos brasileiros, cardiologista consagrado, ícone da classe média, José Wanderley Neto entrou na campanha eleitoral de Maceió. Com o equilíbrio e seriedade de sempre, está no Guia Eleitoral da TV manifestando apoio a Cícero Almeida. E com uma frase tocante: “Quando fui candidato a prefeito, perdi para Cícero Almeida, mas Maceió ganhou. Cícero foi um dos maiores prefeitos da história de Maceió”.

 

BIU AUSENTE

No programa tucano exibido na televisão, ainda não apareceu o senador Benedito de Lira (PP) declarando apoio a Rui Palmeira, o que tem chamado a atenção dos marqueteiros adversários.

 

 

 

 

HELOÍSA-2018

De fora do atual processo eleitoral (preferiu não disputar novo mandato), a vereadora Heloísa Helena (Rede) não pede voto para ninguém. Mas estará de volta nas eleições gerais de 2918.

 

TUCANO DE OLHO NO APOIO DO GOVERNADOR

A presença de Renan Filho no horário gratuito, manifestando apoio a Cícero Almeida, tem incomodado sobremaneira o tucano Rui Palmeira. Incômodo que, para os mais antenados, só se justifica pelo alto grau de aprovação popular obtido pelo governador nesses dois primeiros anos de gestão.

 

PREÇO DA GASOLINA

A Petrobras vem faturando a rodo vendendo gasolina por preço acima da cotação do mercado internacional. Mas o presidente Pedro Parente quer mudar essa situação nos próximos meses.

 

PREÇO DA GASOLINA 2

A ideia da nova direção da Petrobras é fornecer gasolina no mercado brasileiro ao preço cotado no estrangeiro. Assim, o derivado do petróleo deverá em breve sofrer redução de preço.

OS AMIGOS DE DILMA E LULA NA ONU

Grandes sites nacionais divulgaram com amplo destaque: representantes de países latino-americanos abandonam plenário das Nações Unidas durante discurso do presidente Michel Temer. Você clica e, nas páginas internas dos portais, lá estão Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Equador. Deus do céu...

Primeira Edição © 2011