Projeto do Hospital Metropolitano de Maceió é apresentado ao Fecoep

Secretária reforçou que a questão de leitos é um problema que deve ser enfrentado

30/08/2016 14:44

A- A+

João Victor Barroso - Agência Alagoas

compartilhar:

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, apresentou o projeto para a construção do Hospital Metropolitano de Maceió durante a 45ª reunião do conselho integrado de políticas de inclusão social que é gestor do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). A nova unidade de saúde da capital deverá ser instalada no Tabuleiro do Martins.

Na parte alta de Maceió, o hospital deve trazer mais 182 leitos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), também para os moradores das regiões Norte e Zona da Mata do Estado.

A titular da pasta da saúde explicou que “a reunião serviu para que o conselho gestor do Fecoep conheça o projeto de construção do hospital e analise o projeto para que possa realizar o repasse e seja executada a obra que tem um valor estimado em mais R$ 91 milhões e duração de 48 meses”.

Durante a apresentação, Rozangela Wyszomirska ainda lembrou que faz mais de 30 anos que não é construído um hospital em Alagoas, deixando Maceió com déficit do número de leitos do SUS.

“Hoje nós contamos com 633 leitos públicos para paciente do SUS e a construção dessa unidade hospitalar em Maceió irá garantir que a população de Alagoas usuária do Sistema Único tenha uma melhoria na qualidade de vida, possibilitando acesso de forma igualitária e digna à assistência médico-hospitalar de emergência nos âmbitos de clínica médica, pediátrica e materna”, destacou a gestora.

A secretária acrescentou que a construção dessa unidade contará com os serviços de laboratórios, exames de imagem, intervenções terapêuticas, métodos gráficos, procedimentos cirúrgicos e endoscópicos e ainda com a possibilidade realizar os serviços de transplante no Estado com mais eficiência.

A conselheira Valeria Corrêa, reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ressaltou que ainda estudará o projeto, mas que considera de extrema importância a construção de um novo hospital destinado à população atendida pelo Sistema Único.

“O nosso SUS está estrangulado e a questão de leitos é um problema que deve ser enfrentado, a nossa meta tem que ser acabar com as filas enormes, e isso só será modificado com a criação de novos leitos e a construção de novas unidades de saúde”, reforçou a reitora, durante o encontro que ocorreu nessa segunda-feira (30), no Palácio República dos Palmares.

A próxima reunião está prevista para ocorrer na segunda quinzena de setembro em qual o relator do projeto, o conselheiro e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, apresentará seu voto sobre a viabilidade do projeto ser custeado integralmente com recursos do Fecoep.

 

Primeira Edição © 2011