Pré-candidatos encontram-se com Ficha Limpa, ex-prefeitos estão "sujos"

Fernanda Cavalcante, Ernandes Pereira, João Cordeiro e Júnior Pedro, quais deles pode ou não ser candidato em São Luis ?

24/07/2016 17:47

A- A+

Márcio Ândrei

compartilhar:

Diante aos altos e baixos da política nacional, onde a corrupção vem tomando destaque no cenário nacional, em São Luis do Quitunde, aproximadamente 52 km de Maceió, a situação não é diferente. Com quatro pré-candidatos à prefeitura local, a odontóloga Fernanda Cavalcante (PMDB), Ernandes Pereira (PHS) e os ex-prefeitos João Alves Cordeiro (PP) e Júnior Pedro (PSDB) cogitam uma vaga na administração local, porém pendências na justiça eleitoral ofuscam as intenções dos dois ex-prefeitos.

Com vantagem para disputar o pleito eleitoral, Fernanda Cavalcante e Ernandes Pereira largam na frente por se enquadrar na Ficha Limpa, enquanto João Cordeiro e Júnior Pedro são Ficha Suja, onde devem buscar na justiça alternativas para driblar o impasse.  

Emendada à Lei das Condições de Inelegibilidade ou Lei Complementar nº. 64 de 1990, a Ficha Limpa é uma legislação brasileira que tem o objetivo de aumentar a idoneidade dos candidatos, desta forma quem não se enquadrar torna-se inelegível por oito anos o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.

Quem pode ser candidato a prefeito em São Luiz do Quitunde?

Fernanda Cavalcante

A odontóloga Fernanda Cavalcante, filha do ex-prefeito Cícero Cavalcante, atualmente encontra-se como a mais cotada para administrar a cidade. Por ser Ficha Limpa a pré-candidata conta com o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), do senador Fernando Collor (PTC), deputado federal Marx Beltrão (PMDB), governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), atual prefeito de São Luiz, Gilson Lima (DEM), do deputado estadual Cícero Cavalcante (PMDB), Usina Santo Antônio, fonte geradora de renda e empregos na região, entre outros disponibilizados a ajudar na administração de Fernanda Cavalcante.

Com foco nas boas ações do ex-prefeito Cícero Cavalcante, Fernanda garante aprimorar os benefícios deixados pelo pai e, aproveita a juventude para imprimir dinamismo em obras e recursos, com o objetivo maior de garantir empregos e desenvolvimento à cidade.

Ernandes Pereira

Apresentando-se popularmente como “Mago”, Ernandes Pereira é praticamente um novato na política local. Em 2004 teve sua primeira participação ao se eleger vereador da cidade com pouco mais de 400 votos.

Mesmo sem muita expressão política, Mago aparece como uma novidade na pré-candidatura de São Luiz. Parcialmente seguindo as ideias de outros políticos, de início as intenções também ficam voltadas para o bem estar da sociedade.

Ciente da responsabilidade ao enfrentar fortíssimos candidatos, o político tem a seu favor o fato de ser um Ficha Limpa, desta forma surge como forte candidato diante dos tradicionais políticos, que estão com Ficha Suja.

Ficha Suja não pode concorrer às eleições!

João Cordeiro

Fora do processo eleitoral deste ano, por ser Ficha Suja, João Cordeiro esbarra na justiça ao apresentar processos no Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Justiça Federal, justamente por improbidade administrativa, desvio de dinheiro público na Educação e Saúde.

No TCU Cordeiro faz parte de uma lista envolvendo gestores irregulares nos últimos oito anos, que passaram a se encaixar na Operação Sanguessuga, onde relatos apontam que o político adquiriu ambulâncias superfaturadas sem ter feito licitação. De acordo com o Ministério Público os veículos foram adquiridos com verba do Fundo Nacional de Saúde.

Ao acertar convênio com o Ministério da Educação, Cordeiro também é acusado pela Justiça Federal de desviar recursos do programa da merenda escolar, fora isto, ausência da própria merenda na zona rural, contratos com empresas fictícias, notas fiscais falsificadas, licitações fraudulentas, afora do absurdo dos gêneros alimentícios impróprios para consumo na merenda, desta forma ampliam os obstáculos impostos ao ex-prefeito.

Sem sucesso Cordeiro já tentou em maio deste ano um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no intuito de se livrar das acusações, mas não teve êxito.

Mesmo emoldurado na Ficha Suja, João Cordeiro conta com o apoio do senador Benedito de Lira (PP), onde insiste em ser pré-candidato a prefeito de São Luis do Quitunde.

Júnior Pedro

Seguindo praticamente o mesmo caminho do ex-prefeito João Cordeiro, Júnior Pedro foi cassado pela Câmara de Vereadores local devido a improbidade administrativa, entre outubro de 2010 a 31 de maio de 2011, no período ficou popularmente conhecido como o prefeito-tampão, onde passou de presidente da Câmara de Vereadores para prefeito da cidade, uma vez que o ex-prefeito Jean Cordeiro (PP), filho de João Cordeiro, foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por crime eleitoral, sendo acusado por compra de voto.

O pouco tempo em que administrou a cidade, sete meses, foi mais que o suficiente para afastar Júnior Pedro da prefeitura, alvo de inúmeras denúncias no Ministério Público Estadual (MPE), entre as improbidades um dos destaques ficou com o desvio da merenda escolar, parte dos fatores fundamentais para a cassação.

Na hora do voto

Aos eleitores resta agora aguardar a definição da justiça, avaliar as melhores propostas, o que os políticos têm a oferecer, avaliar o passado, entre outros itens que serão fundamentais, para que o novo administrador consiga executar, na prática, as promessas de campanha.

 

Primeira Edição © 2011