Prefeitura entrega escola radialista Edécio Lopes

29/06/2016 14:17

A- A+

Ascom Semed

compartilhar:

A  Escola Municipal Radialista Edécio Lopes será entregue à comunidade do bairro do Pinheiro nesta quinta-feira (30) totalmente reformada, dentro do novo padrão das unidades de ensino da rede oficial da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A solenidade de reinauguração está marcada para as 9h e contará com a presença do prefeito Rui Palmeira (PSDB), da secretária Ana Dayse e demais autoridades municipais.

A escola recebeu investimentos próprios da Prefeitura, de aproximadamente R$ 2 milhões. As obras, executadas pela construtora Única Engenharia, contemplam construção de quadra poliesportiva coberta, banheiros comuns e adaptados para pessoas com necessidades especiais, plataforma elevatória, área para recebimento de alimentos, refeitório, biblioteca, salas de recurso e informática, entre outros.

Com o investimento, a Escola Municipal Radialista Edécio Lopes passa a ter a capacidade de receber quase 500 alunos, em tempo integral. “Os desafios são muitos, mas não baixamos a cabeça na nossa determinação, com o apoio do prefeito Rui Palmeira, de investir para oferecer uma educação pública de qualidade em Maceió”, resumiu a secretária Ana Dayse. A reinauguração da escola está marcada para as 9h da próxima quinta-feira, dia 30.

Biografia do Patrono

Edécio Lopes é o filho mais velho de Severino Lopes e Almira de Melo Lopes. É pernambucano, nascido em 1933, em Apoti, município de Gloria do Goitá, Pernambuco. Foi escritor de vários livros, compositor de algumas músicas, mas foi no rádio que construiu uma majestosa carreira.

Em Limoeiro, onde começou a atuar, conheceu sua esposa, Olindina Rodrigues Lopes, com quem viveu por 51 anos e com quem teve seus quatro filhos, Edméia, Edmilson, Edvaldo e Ednaldo, que, por contingência do exercício da função de radialista em início de carreira, nasceram, respectivamente, em Limoeiro-PE, Maceió-AL, Limoeiro-PE e Caruaru-PE. Nestes locais e em momentos distintos, Edécio trabalhou nos seguintes meios de comunicação: Rádio Difusora de Limoeiro, Rádio Clube de Pernambuco, Rádio Jornal do Comércio, Rádio Tamandaré, Rádio Planalto de Carpina, Rádio Difusora de Caruaru, Radio Liberdade de Caruruaru, Rádio Difusora de Alagoas, Rádio Progresso de Alagoas, Rádio Palmares de Alagoas, Rádio Gazeta de Alagoas AM, Rádio Gazeta FM, Rádio Jornal de Hoje FM, Rádio Manguaba AM e Radio Educativa FM. Foi diretor da TV Gazeta de Alagoas e da Gazeta FM.

Na Rádio Liberdade de Caruaru, em 1965, deu início ao programa Manhãs Brasileiras que permaneceu no ar por 43 anos.

Primeira Edição © 2011