Os órfãos da mãe Dilma

29/05/2016 16:11

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Os órfãos da mãe Dilma

Se depender da turma do PT, discípulos e seguidores de Lula e Dilma, o cenário brasileiro não vai melhorar. Não são os protestos bobos, de gatos pingados, que incomodam. Esses incomodam a população quando há bloqueio de rodovias e avenidas. O PT pretender é agir no centro das decisões: o Congresso Nacional.

Em relação aos protestos, há certa lógica. Os protestantes são, em boa medida, os órfãos do ‘maternalismo’ petista, os que obtinham dinheiro fácil, não do esquema da Petrobras, mas do esvaziado orçamento da União, que acabou secando de vez.

No plano legislativo, deputados e senadores petistas – assim como seus acólitos – não votarão um só projeto do governo Michel Temer, por maior que seja o interesse nacional nele contido. No Congresso Nacional, não existe oposição – existem ‘contras’. Contra tudo, não importa o rumo que o país venha a tomar.

O Brasil quebrou, Dilma levou à falência o governo federal, mas quem quer saber disso? Saúde na UTI, educação formando ignaros, dívida externa impagável, inflação na estratosfera. Quem quer saber disso? Um rombo de 170 bilhões no orçamento e 11 milhões de brasileiros amargando a desgraça do desemprego. E daí? O que importa, para os órfãos de Dilma, é lembrar que, antes, com a companheira no poder, eles tinham o deles. Na mamata.

Cobram legitimidade ao governo Temer. Ora, se Temer é um presidente ilegítimo, a Constituição não vale coisa nenhuma, pois ele está onde está por designação constitucional. Logo, se a Constituição que consagra Temer não vale, a que consagrava Dilma também não valia. São, afinal, a mesma Carta.

O problema dos petistas é terem posto na cabeça a certeza de que, com o projeto de poder de Lula e Dilma, eles jamais voltariam a ser oposição. Voltaram e, tudo indica, para todo o sempre.

 

MEDIDAS DURAS

Claro que o PT vai acusar Temer de promover arrocho, de cortar verbas daqui e dali, de exigir da sociedade. A questão é: como tirar o Brasil do buraco de Dilma sem medidas impopulares?

 

OUTRO TEMER

Fosse um oportunista qualquer, Temer estaria fazendo média, seguindo a rota de Dilma apenas para se manter no poder. Ou seja, o país que explodisse de vez depois que ele saísse...

 

O CORRUPTO NÃO POUPOU NEM OS AMIGOS

As gravações feitas por Sérgio Machado (ex-presidente da Transpetro) foram um trabalho de escroque. Gravou, inclusive com amigos, como José Sarney, com o único objetivo de se safar das investigações da Lava-Jato, com delação premiada. Ou seja: foram gravações dolosamente premeditadas, induzindo os interlocutores. Que juiz vai pegar leve com um sujeito desses?

 

POR QUE CAIU

A rigor, nada gravado por Machado compromete o senador Romero Jucá. A história de ‘estancar a sangria’ foi mera interpretação da ‘Folha’. Jucá caiu porque era ministro.

 

APENAS BARULHO

No caso de Renan Calheiros, só bobagem. Defender mudança na lei da delação premiada é direito de qualquer um. Aliás, no Congresso há vários projetos para mudar a legislação em foco.

 

REAJUSTE NA CÂMARA DENTRO DO POSSÍVEL

Pés no chão, atento ao duodécimo curto, Kelmann Vieira fez as contas e concedeu um reajuste de 3,5% aos servidores da Câmara de Maceió. Poderia ter sido mais, houvesse Rui Palmeira concordado em repassar uma verba maior à CM. Nessa hipótese, Kelmann poderia ter concedido 4,5%, o mesmo percentual que o prefeito deu a todas as categorias de servidores do município.

 

ATENTO AO PE

Rui, por sinal, estendeu os 4,5% a todo o funcionalismo depois que o Primeira Edição fez matéria mostrando que o prefeito havia criado duas categorias de servidor – com 3% e com 4,5%.

 

RENAN PREOCUPADO

Com uma folha caminhando para R$ 300 milhões/mês, Renan Filho não esconde sua angústia: gostaria de conceder um reajuste aos servidores, mas teme não poder pagá-lo mais adiante.

 

DELAÇÃO, SIM, MAS EXIBINDO PROVAS

Copiada dos Estados Unidos, a delação premiada é uma ferramenta mais do que válida, mas tem um ponto fraco: para ter a pena reduzida, o corrupto faz acusações de todo tipo, cita quem bem entende, denuncia terceiros – tudo isso sem apresentar provas das imputações. Muitas vezes, a Justiça nem considera a delação, mas a mídia se encarrega de condenar os citados.

 

DILMA É PASSADO

Não existe a menor possibilidade de Dilma voltar ao cargo e concluir seu mandato. O próprio Lula está consciente disso, tanto que defende a volta, mas com convocação de eleições imediatas.

 

CONFIANÇA ZERO

Dilma perdeu completamente a confiança dos brasileiros, assim como Maduro perdeu dos venezuelanos. Num cenário desses, com os países falidos, a situação fica totalmente insustentável.

 

PETISTAS SÓ COMEMORAM PELA METADE

Os petistas até que comemoram a derrocada de Eduardo Cunha, Delcídio do Amaral e Romero Jucá, mas não podem explorar os episódios em favor de Dilma. Simplesmente porque todos eles eram, antes do impeachment, aliados da presidente e lideravam bancadas no Congresso Nacional em nome da aliança com o PT.

 

Primeira Edição © 2011