Persistência como escolha para a realização pessoal e profissional E Você, é Persistente?

De acordo com Napoleão Hill (escritor influente na área de realização pessoal), persistência é um estado mental, significando que pode ser cultivada por qualquer um.

02/05/2016 11:11

A- A+

Val Paixão

compartilhar:

Persistência tem a ver com poder de decisão (a falta de decisão provoca procrastinação), como também com fé. Você já esteve tão perto de sua meta-realização, ou feliz em começar algo novo e, de repente um muro aparece bem na sua frente? O muro aqui pode ser uma notícia inesperada, uma mudança brusca, um obstáculo. Nesse momento, parece que a vida muda e você não consegue ver no que vai dar e aí vem a incerteza, a insegurança, a crítica, a autocrítica. E agora, como atravessar? Como caminhar por uma estrada que parece não ter fim? Talvez você veja a luz no fim do túnel, já opôs ao medo e foi vitoriosa, ou até mesmo respondeu à dúvida e à crítica com realização. Separei alguns dos Sintomas da Falta de Persistência (verdadeiros inimigos), conforme Napoleão Hill:

1. Fracasso, sem reconhecer e definir clara e exatamente o que se quer.

2. PROSCRASTINAÇÃO, com ou sem motivo. (Em geral, respaldada por um formidável conjunto de álibis e desculpas.)

3. Indecisão, o hábito de "tirar o corpo fora" em todas as ocasiões, em vez de encarar os assuntos de frente. (Também respaldada por álibis.)

4. Falta de interesse em adquirir CONHECIMENTO ESPECIALIZADO.

5. FRAQUEZA DO DESEJO, devido à negligência na escolha de MOTIVOS que impedem a ação.

6. O hábito de deixar passar ideias ou de deixar de agarrar oportunidades quando estas se apresentam.

7. Vontade, em vez de DISPOSIÇÂO.

8. MEDO DE CRÍTICAS, fracasso em criar planos e colocá-los em ação por causa do que outros vão pensar, fazer ou dizer. Este inimigo faz parte do topo da lista, pois, em geral, existe na mente subconsciente, onde sua presença não é conhecida.

Para a autora Sharon Lechter, do livro “Pense e Enriqueça para Mulheres”, as mulheres que persistem são aquelas que acreditam em suas metas com força suficiente para continuar tentando e trabalhando através de épocas difíceis. Todas nós – mulheres – sabemos como são as épocas difíceis, porque cada uma de nós experimentou um “fogo do ourives” na vida, em alguma medida. Quando o “calor” aumenta, algumas mulheres choramingam, acusam e desistem. Outras brilham, trabalham e persistem.

Em algumas leituras, outro dia, lembrei de alguns muros que se levantaram à minha frente, e que tiveram ou têm a ver com os sintomas citados anteriormente. Os muros trouxeram incerteza, medo e insegurança para continuar a jornada e alcançar minhas metas. Entretanto, percebi o quanto foi e é importante treinar alguns aspectos, tais como: me conhecer, força de vontade, autoconfiança, conhecimento, paixão, compreensão e cooperação com os outros e principalmente saber o que se quer (propósito definido). E isso é ESCOLHA.

Ah! A persistência difere da teimosia. O persistente muda de estratégia quando não colhe os resultados que quer. Já o teimoso insiste nela, obtendo, obviamente os mesmos resultados.

E você, já definiu o seu propósito de vida? E o seu desejo? Sim! Porque, para Ser e Fazer acontecer, se faz necessário brotar um intenso desejo! Venha comigo, seja e realize! Sua realização minha Paixão.

 

Sobre a idade para realizar? O momento é o presente, aqui e agora. Comece já!

   by Val Paixão

 Val Paixão é Executive Coach, Treinadora Comportamental, Palestrante. Analista de Perfil Comportamental; Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística). Gestora em Recursos Humanos (com experiência em  gestão de pessoas, de conflitos, recrutamento e seleção, relacionamento interpessoal). Especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional do Trabalho. Atua como Personal e Executive Coach, Carreira, Empreendedorismo, Treinamentos de Alta Performance (Individual, grupo e in company). Coautora do livro A Bíblia do Coaching. Idealizadora de Projetos e programas: Coaching Educacional, MAPE - Mulheres de Alta Performance e Empreendedora e na área da Saúde.

         

Contato:

Email: falecom@valpaixao.com.br

Celular: 79 99646-2429/ 99139-5381

Fan Page: Coach Val Paixão

Instagram: @valpaixaocoach

Primeira Edição © 2011