Previsão de chuvas é abaixo da média no semiárido

Evento reuniu meteorologistas para estudar os boletins climáticos no próximo trimestre

20/04/2016 14:24

A- A+

Débora Rosset - Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou nesta quarta-feira, (20), o resultado da Reunião Climática para 2016 que aconteceu na terça-feira (19), em Maceió. Além de discutir as questões climáticas, o evento consistiu na divulgação sobre a previsão de chuvas de maio a julho deste ano.

O meteorologista da Semarh, Emanuel Teixeira, esteve à frente do evento e explicou as previsões de consenso elaboradas pelos Centros Estaduais de Meteorologia da região Nordeste.

Segundo Emanuel, a previsão climática para o próximo trimestre é de chuvas dentro da normalidade na região do Litoral e Zona da Mata alagoana. Para o Agreste e Sertão, as chuvas ocorrem abaixo da média.

“A discussão durante o evento serviu também para mostrar que a previsão climática destinada aos próximos três meses aponta chuvas dentro de sua normalidade. As regiões do Agreste e Sertão, que vivenciam um amplo período de estiagem, as chuvas serão abaixo da média”, ressaltou o meteorologista da Semarh.

Leste nordestino

Durante o evento, foi divulgada ainda a previsão do clima para o setor leste do Nordeste. A expectativa, informa Emanuel Teixeira, é de chuvas em torno da média climatológica entre o Recôncavo Baiano e o Norte de Alagoas. Para o Litoral e Agreste dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a condição prevista é de chuvas entre a normalidade e acima da normalidade.

A previsão do consenso é de chuvas em torno da média climatológica entre o Recôncavo Baiano e o Norte de Alagoas. Para o Litoral e Agreste dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a condição prevista é de chuvas entre a normalidade e acima da normalidade.

Há possibilidade de veranicos, que é um período de dez dias consecutivos sem chuvas e também é possível a ocorrências de chuvas moderada a forte, concentradas em poucas horas. Logo, o recomendável é acompanhar as previsões do tempo elaboradas pelos centros estaduais de meteorologia da região Nordeste.

Primeira Edição © 2011