Parceria agiliza vistoria em veículos roubados

Parceria evitará deslocamento de quem tiver o carro roubado até Maceió

14/04/2016 09:29

A- A+

PC/Al

compartilhar:

A Delegacia-Geral da Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) firmaram uma parceria visando proporcionar mais agilidade aos procedimentos de vistoria técnica em veículos roubados/furtados no município de Arapiraca.

A parceria está devidamente regulamentada através da Portaria Conjunta 01/2016, publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12), assinada pelo delegado-geral de Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia, e o secretário de Segurança Pública, Lima Junior.

Com a descentralização do serviço, que segue a política da construção de uma nova Alagoas, a partir do dia 19 deste mês, o cidadão que tiver seu veículo recuperado poderá se dirigir até a 4ª Delegacia Regional de Arapiraca (4ª DRP) e efetuar a baixa do gravame de roubo/furto e a retirada do sistema nacional (BIN). As vistorias serão realizadas pelas Ciretrans.

“Hoje a única delegacia do estado que presta este serviço é a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas da Capital (DRFVC), sendo que com referido projeto, abre-se a possibilidade das Delegacias Regionais efetuarem baixas nas suas respectivas regiões”, disse o delegado Rodrigo Colombelli, titular da especializada.

A 4ª DRP somente poderá proceder a baixa de veículos furtados/roubados que estão vinculados a sua regional. Fazem parte da região, além de Arapiraca, as cidades de Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Olho D’Água Grande, Feira Grande, Limoeiro de Anadia, Campo Grande, Craíbas e Traipu.

O delegado regional de Arapiraca, Gustavo Xavier, destacou a importância do serviço para a população, a qual deixará de se deslocar a uma distância de 150 km, ou mais para realizar a baixa do gravame em Maceió.

Ainda está sendo avaliada a possibilidade de novas parcerias com as demais Delegacias Regionais para que estas também ofereçam tais serviços.

De acordo com o delegado Colombelli, a DRFVC em conjunto com o Detran estão dando todo o suporte e treinamento necessário para que outras regionais possam disponibilizar o serviço,  “Acredito que dentro de 45 dias, o referido serviço já esteja disponível na Regional de Penedo, e dentro de 90 dias na de Santana do Ipanema”, completou o delegado.

“A Delegacia Regional de Arapiraca é pioneira na parceria, porém já se encontra em estudos ampliar o referido serviço para outras regionais, dentro da filosofia de proporcionar um serviço mais ágil à sociedade alagoana”, concluiu o delegado-geral Paulo Cerqueira.

Primeira Edição © 2011