Juristas aprovam pena 4 vezes maior para quem maltratar animais

Maltratar animais deixa de ser contravenção penal e passa a ser crime

28/05/2012 07:04

A- A+

Folha Online

compartilhar:

A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta sexta-feira uma pena quatro vezes maior para quem maltratar animais, silvestres ou domésticos.

Todas as propostas da comissão ainda precisam ser votadas pelo Congresso, que deve receber o texto consolidado até o final de junho.

Abandono de animal é crime, mas casos ficam cada vez mais comuns;

Hoje, praticar abuso ou maltratar animais é considerada uma contravenção penal, punida com pena de 3 meses a um ano de prisão. Pela proposta da comissão, o comportamento passa a ser crime, punido com um a 4 anos de prisão.

Também receberá a mesma pena quem, existindo meios alternativos, realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, mesmo para fins didáticos.

A comissão aprovou ainda um aumento de pena de um sexto a um terço caso os maus-tratos provoquem lesão grave permanente ou a mutilação do animal. Se ele morrer, a pena pode ser aumentada da metade.

O tema de proteção aos animais foi o que provocou a maior quantidade de manifestações da população no período em que a reforma do código recebeu sugestões no site do Senado.

Veja Também:

Governador veta Projeto de Lei que pede punições mais severas para crimes contra os animais;

Causa animal ganha força em Maceió, mas aumento de número de maus tratos também tem aumentado;

Contra os maus tratos aos animais| Deputados aprovam lei por unanimidade

Primeira Edição © 2011