Hemoal necessita urgente de sangue A Negativo e B Positivo e Negativo

26/04/2012 12:59

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Diante do grande consumo de sangue em razão da violência e dos acidentes, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com o estoque deficitário. Segundo o Setor de Captação de Doadores, o órgão está com falta de sangue A Negativo e B Positivo e Negativo.

Para se ter ideia, até as 12h desta quinta-feira (26) só havia 66 bolsas de sangue no Hemoal. Uma realidade que preocupa a direção da Hemorrede Pública de Alagoas, que apela aos voluntários para que se candidatem à doação de sangue.

É necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto para se candidatar à doação de sangue. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Onde doar – As doações podem ser realizadas na sede do Hemoal, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Aqueles que não puderem se dirigir até o prédio central, podem comparecer a Unidade do Hemoal Farol, situada no Hospital do Açúcar, localizado na Avenida Fernandes Lima.

No interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.

Primeira Edição © 2011