Escolas terão aumento de jornada escolar

Medida visa promover melhoria da qualidade de ensino e reverter índices de distorção idade/série

09/02/2012 04:31

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A partir do segundo semestre de 2012, 30 escolas da rede pública estadual terão ampliação de jornada escolar para alunos que tenham dificuldade de aprendizagem nas disciplinas de Português e Matemática. A ação, que integra a lista de projetos estruturantes do programa Alagoas Tem Pressa, visa promover melhorias na qualidade de ensino nas turmas de Ensino Fundamental e Médio.

Segundo a gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Ana Márcia Cardoso, a meta do órgão é que, até 2015, 150 unidades de ensino da rede estadual contem com a ampliação de jornada escolar. Atualmente, o Estado já realiza trabalho semelhante nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Agora, a experiência será expandida para as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio.

“Estes alunos participarão de projetos pedagógicos que fogem da rotina de sala de aula, complementando seus estudos em Português e Matemática com laboratórios de aprendizagem e atividades de lazer e cultura”, explica Ana Márcia.

Distorção idade/série
Em relação aos alunos com distorção idade/série (que apresentam defasagem entre a idade e série que cursam), a SEE também trabalha para a implantação de projetos de correção de fluxo que deverão ser desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Fundação Roberto Marinho. A Ação deve beneficiar 56.500 estudantes.

Ana Márcia informa que, por meio destes projetos, será possível ampliar o número de vagas nas escolas. “Ao investirmos em ações para corrigir o fluxo escolar, os índices de repetência diminuem e o aluno avança em seus estudos, e, dessa forma, são abertas mais vagas na rede de ensino”, explica a técnica.

Todos pela Educação
Dados do Movimento Todos pela Educação mostram que Alagoas está empreendendo esforços para cumprir as metas do movimento, uma iniciativa que congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos de todo o País no sentido de garantir o direito à Educação Básica de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.

Relatório divulgado pelo movimento esta semana mostra que, em 2010, 89,9% da população alagoana de 4 a 17 anos frequenta escola ou creche. A meta estipulada pelo movimento era de 92,2%.

A mesma pesquisa aponta que, neste período, foi identificado que 89.989 crianças e jovens desta mesma faixa etária se encontravam fora da escola. Ainda segundo o estudo, o percentual de aprendizagem em Língua Portuguesa e de Matemática em Alagoas permanece baixo, apesar de o Estado ter alcançado a meta estipulada para a primeira disciplina para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Dados semelhantes já haviam sido apontados pelo levantamento do Sistema de Avaliação Educacional (Saveal) no final de 2010. No entanto, em relação ao número de alunos fora da escola, Ana Márcia Cardoso afirma que o Estado terá informações mais precisas após a divulgação da matrícula de novatos na rede estadual. “Este ano, tivemos uma procura acima do esperado durante a pré-matrícula e a determinação do Governo de Alagoas é atender todos aqueles que efetuaram suas inscrições. Quando tivermos o resultado definitivo das matrículas é que teremos dados reais dos estudantes fora de sala de aula”, salienta.

Por fim, a técnica ressalta que toda a equipe da SEE está empenhada na reversão destes índices. “A Constituição Brasileira diz que nenhuma criança ou jovem deve estar fora de sala de aula e, por isso, a SEE está trabalhando em projetos estruturais para a melhoria da qualidade de ensino e superação destes números. Atendendo a esse princípio constitucional, a SEE está trabalhando para que nenhum dos pré-matriculados fique fora da escola”, afirma.56 mil e 500 estudantes.

Primeira Edição © 2011