Vigilância Sanitária faz campanha para o carnaval

Equipes de fiscalização percorrerão Litoral para sensibilizar a população quanto à importância de manter uma alimentação livre de perigos à saúde

08/02/2012 04:20

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Com o objetivo orientar a população sobre os cuidados com a alimentação no período do Carnaval, a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Divisa/Sesau) realiza a 6ª edição da campanha Alimentos Seguros - Vida Saudável. A ideia é sensibilizar a população para a importância de manter uma alimentação livre de perigos à saúde.

Durante a ação, equipes de fiscalização percorrerão todo o Litoral, em especial as cidades com maior circulação de foliões, como as Barras de Santo Antônio e São Miguel, Marechal Deodoro, Paripueira, Japaratinga e Maragogi. Os fiscais vão inspecionar restaurantes, barracas de praia e ambulantes, averiguando as condições de cada local.

Nesse sentido, serão observados o aspecto do manipulador – vestimenta, touca, unhas –, as condições de higiene dos utensílios e a manipulação dos alimentos por parte dos ambulantes. Além disso, serão observados ainda temperatura de alimentos perecíveis, comercialização de líquidos em embalagens inadequadas e óleo de fritura.

De acordo com a gerente de Alimentos da Divisa, Márcia Maria Alves, a campanha acontece durante todo o período carnavalesco e terá a parceria das vigilâncias municipais. “Vamos distribuir folders informativos e material educativo, além de cartilhas de boas práticas, que serão enviadas aos órgãos estaduais para distribuição junto à população”, diz.

Ela ressalta que as atividades serão realizadas principalmente nas cidades com maior fluxo de foliões, como Barra de São Miguel e Paripueira. “Também estamos entrando em contanto com as vigilâncias desses locais mais movimentados para agendar palestras de conscientização junto à comunidade”, acrescenta Márcia Alves.

Além disso, a Vigilância Sanitária também estará orientando as pessoas a exigirem seus direitos, tornando-se parceiras do órgão. Para atender às denúncias, a Divisa trabalhará em regime de plantão, no horário das 8h às 17h. As reclamações poderão ser feitas pelos telefones 3315-3779 e 3315-6691 ou na sede da diretoria (Rua Sete de Setembro, nº 50, Centro).

“Teremos servidores de plantão para receber as denúncias e repassá-las para as equipes que estarão circulando pelas cidades, que ficarão responsáveis por averiguar os fatos”, explica a gerente de Alimentos, lembrando ainda que as fiscalizações dependerão da programação de cada município. “Vamos fazer essa ação pouco antes do início da folia”, afirma.

O diretor da Divisa, Paulo Bezerra, também destaca que o órgão entrará em contato com as prefeituras. “Vamos ver o que elas precisam de nós e como poderemos ajudar, vendo se elas preferem uma equipe de plantão diariamente ou apenas visitas de fiscalização. Mas é importante que essa semana os municípios também comecem a trabalhar”, conta ele.
Ações  

Primeira Edição © 2011