Ouvidoria do SUS em Maceió celebra 8 anos destacando parceria com usuários

Considerada uma das mais bem sucedidas experiências da área de ouvidorias no País, com o reconhecimento, inclusive, do Ministério da Saúde, a Ouvidoria do SUS em Maceió tem acumulado realizações

08/02/2012 15:28

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Secom

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Ao completar oito anos de criação, o Departamento de Ouvidoria do SUS de Maceió comemora, nesta quarta-feira (8), os resultados que vêm consolidando o setor como um dos principais canais de articulação entre o cidadão – que exerce seu papel no controle social – e a gestão pública de saúde, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços prestados pelo SUS.

Considerada uma das mais bem sucedidas experiências da área de ouvidorias no País, com o reconhecimento, inclusive, do Ministério da Saúde, a Ouvidoria do SUS em Maceió tem acumulado realizações, que vêm fazendo a diferença no município. A experiência da saúde municipal na área foi modelo, por exemplo, para a implantação do setor na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e destaque entre os membros do Fórum Nacional de Ouvidorias do SUS (Forsus), sendo utilizada, ainda, como referência para os demais municípios alagoanos.

“Investimos na capacitação dos servidores do setor e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tanto para qualificação do atendimento ao usuário quanto para a operação do Sistema Ouvidor SUS, o que nos possibilitou alcançar um percentual de 99% das demandas solucionadas, refletindo o esforço de tornar a Ouvidoria de Maceió um eficiente canal de comunicação entre a população e a gestão, fazendo a diferença no município”, analisou a ouvidora Josiene Barbosa.

Criada no dia 8 de fevereiro de 2004, a Ouvidoria do SUS em Maceió passou por um longo período de estruturação até ser oficializada pela Portaria nº 009, em dezembro de 2006. De lá para cá, a equipe, coordenada pela ouvidora Josiene Barbosa, vêm fortalecendo sua missão na estrutura da saúde municipal, desenvolvendo atribuições como o recebimento de solicitações, reclamações, elogios e sugestões relativos ao serviço prestado pela rede SUS do município, encaminhadas pelos cidadãos, levando ao conhecimento dos setores que compõem a sub-rede de atendimento e órgãos competentes, buscando as soluções necessárias ou possíveis.

Em 2011, a Ouvidoria realizou o atendimento de cerca de 210 solicitações. Em 52,86%, a demanda foi levada pessoalmente ao setor pelo usuário; 24,29% foram feitas pelo telefone; 11,43% enviadas por e-mail; e 11,43% recebidas via formulário eletrônico do Ministério da Saúde.

“O que parecia um sonho, hoje, com o apoio que recebemos do prefeito Cícero Almeida e de todos os gestores da SMS, é uma realidade, representando o olhar da população sobre o serviço público de saúde. E vamos continuar trabalhando para assegurar um atendimento digno ao usuário, buscando cada vez mais aperfeiçoar a dinâmica de funcionamento do SUS”, reforçou Josiene Barbosa.

Aberta ao atendimento do usuário, a Ouvidoria do SUS em Maceió funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone 3315-5254 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@bol.com.br

Primeira Edição © 2011