Atendimento Expresso é implementado nas agências do INSS em Maceió

Objetivo é reduzir a demanda dos atendimentos não agendados

08/02/2012 16:08

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INSS/AL

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A Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social em Alagoas (INSS/AL) tomou a decisão de implementar, nas agências da Previdência Social em Maceió, o projeto Atendimento Expresso, que consiste numa maneira de reduzir a demanda de atendimentos espontâneos nessas agências. Esse projeto já está sendo desenvolvido e tem alcançado sucesso em Goiás.

Com o Atendimento Expresso, o próprio usuário, através de um computador ligado à internet, que será disponibilizado nas agências, pode acessar a página da Previdência e buscar o atendimento que procura, com rapidez e eficiência. Um servidor e um estagiário serão designados exclusivamente para prestar auxílio e esclarecimentos ao segurado na utilização desse atendimento.

A maioria dos serviços do INSS pode ser requerida através do agendamento eletrônico, em que os usuários marcam pela internet ou pelo telefone 135 um horário para comparecerem às unidades do INSS. Outros serviços, como consultas ao andamento de processos, requerimentos de benefícios, extratos e agendamento de perícia médica podem ser feitos sem que o segurado precise sair de casa, através do Portal da Previdência. No entanto, a maioria dos segurados não utilizam estes serviços remotos e comparecem à agência sem marcar horário, o que gera um grande número de atendimentos do chamado 'atendimento espontâneo'.

“Hoje, mais de 70% dos atendimentos diários nas agências são espontâneos, sem agendamento. O tempo de espera desses segurados acaba sendo longo, principalmente em comparação aos serviços que eles normalmente requerem, que são rápidos. A implementação do Atendimento Expresso tem justamente o objetivo de melhorar esse fluxo nas unidades, propiciando a agilidade no atendimento da demanda dos serviços espontâneos, além de ensinar os usuários a acessarem a página da Previdência Social e buscar o atendimento de suas necessidades específicas”, disse Rejane Gaia.

De acordo com o gerente-executivo do INSS em Maceió, Edgar Barros, esse projeto deverá ser implementado em cerca de 30 dias, à priori nas agências Ary Pitombo, Monte Máquinas e Jatiuca, em Maceió, onde passará por uma fase de experimentação. “Caso seja constatado o sucesso do projeto, vamos estendê-lo para todas as unidades do interior”, disse Edgar.

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