Endoscopia 24 Horas da Santa Casa de Maceió comemora 10 anos salvando vidas

06/02/2012 09:56

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Endoscopia 24 Horas da Santa Casa de Maceió comemora 10 anos de fundação contabilizando mais de 17 mil endoscopias digestivas, 7 mil colonoscopias, centenas de procedimentos avançados.

Com a certificação da Santa Casa de Maceió como Hospital Acreditado, após auditoria chancelada pela Organização Nacional de Acreditação, a Endoscopia 24 Horas teve reconhecida a eficácia de suas rotinas de segurança na assistência ao paciente.

“A Endoscopia 24 Horas tornou-se referência em Alagoas. Atualmente, diversas clínicas especializadas encaminham pacientes com lesões complexas na área digestiva”, disse o colo-proctologista da Santa Casa de Maceió, Ricardo Tavares.

“São procedimentos que necessitam de uma completa estrutura hospitalar, de rotinas de segurança, de pessoal altamente qualificado, enfim, tudo para garantir a segurança do paciente antes, durante a após o procedimento”, acrescentou Carlos Amaral, especialista em endoscopia digestiva.

Além dos médicos Ricardo Tavares e Carlos Amaral, integram a equipe da Endoscopia 24 Horas os especialistas Carlos Cabus, Daniel Veras, Josemilton Rodrigues, Carla Lessa, Maria Celina Marques e Rosemeri Bernardi.


Bisturi de argônio

A qualificação da equipe, as rotinas de segurança para o paciente e a tecnologia disponível na Santa Casa de Maceió são os principais diferenciais da Endoscopia 24 Horas. A afirmação é do colo-proctologista e cirurgião do aparelho digestivo Ricardo Tavares.

“Uma das tecnologias oferecidas, destaca endoscopista Carlos Amaral, é o bisturi de argônio, aplicado em procedimentos endoscópicos terapêuticos.” O equipamento é utilizado em casos de hemorragia digestiva e outras enfermidades coloretais.

Os casos mais recorrentes na Endoscopia 24 Horas são as doenças de refluxo gastro-esofágico, gastrites, sangramentos retais, alterações nos hábitos intestinais etc. Pessoas com mais de 50 anos ou histórico de câncer digestivo ou colo-retal na família devem fazer exames preventivos.

Instituição assume maior parte dos custos do SUS

Pouca gente sabe mas a Santa Casa de Maceió assume a maior parte dos custos dos procedimentos endoscópicos realizados pelo Sistema Único de Saúde.

O SUS cobre apenas a endoscopia digestiva básica e por esse procedimento paga um valor irrisório, equivalente a 20% do previsto na tabela da Associação Médica Brasileira (CBHPM).
Praticamente todos os exames e tratamentos realizados na Endoscopia 24 Horas, à exceção da endoscopia digestiva, são bancados por operadoras de saúde e particulares.

“Para atender à população, a Santa Casa de Maceió acaba arcando com a maior parte das despesas, inclusive os materiais descartáveis e equipamentos utilizados durante o procedimento. O SUS paga apenas os baixos honorários médicos”, lamentou o endoscopista Carlos Amaral.
 

Primeira Edição © 2011