Dia Mundial de Combate ao Câncer chama atenção da população

Em Alagoas, estima-se 4 mil novos casos para este ano

04/02/2012 13:28

A- A+

Redação

compartilhar:

Neste sábado (04) é comemorado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e tem como finalidade chamar a atenção de nações, líderes governamentais, gestores e do público em geral para o crescimento dos índices da doença, que já se transformou em uma epidemia.

Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde( Sesau) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizaram uma ação de conscientização quanto à doença. A atividade aconteceu das 9h às 12h, em frente ao Hotel Ponta Verde, ao Shopping Pátio Maceió e na rotatória da Praia do Francês. Nos locais foi entregue material educativo com informações sobre a enfermidade e, na ocasião, a população vai poder tirar dúvidas sobre diversos tipos de câncer, além dos sintomas e tratamentos.

Pelas estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Alagoas deve ter perto de quatro mil novos diagnósticos da doença este ano – no Brasil, serão 520 mil. Os dados, divulgados no último mês de novembro, valem para o período de 2012 a 2013 e revelam os tumores mais comuns no País e no Estado.

Entre os homens alagoanos, o câncer de próstata deve permanecer o mais comum, seguido por pulmão, estômago, cavidade oral, leucemias e cólon e reto. Já nas mulheres, os tumores de maior frequência serão o depele não melanoma, de mama, de colo do útero, de pulmão, de glândula tiróide, e o de cólon e reto.

Para saber mais informações sobre a doença acesse o site do Inca.
 

Primeira Edição © 2011