Fortalecimento do PSDB é debatido entre tucanos em Palmeira dos Índios

02/02/2012 05:34

A- A+

Divulgação

compartilhar:

“Tucanos de bico grande” reunidos pelo fortalecimento do PSDB em todo o Estado: foi com estas palavras que o presidente da Executiva Estadual do PSDB Claudionor Araújo saudou na manhã desta quarta-feira vereadores tucanos de quinze municípios que se reuniram para debate na Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, recebidos pelo prefeito James Ribeiro e pelo presidente da Câmara vereador Geraldo Alencar.

De acordo com Claudionor, o encontro é o primeiro de uma série de reuniões para discutir o papel do PSDB nos municípios e é parte da fase de pré-campanha eleitoral, com o objetivo de orientar candidatos e aproximá-los cada vez mais da direção do partido. “A iniciativa de trocar experiências, discutir o papel de prefeitos e vereadores e debater a posição do partido nas próximas eleições deve vir de todas as lideranças, de todos os pontos do Estado”, destacou o presidente do partido, que conseguiu reunir em Palmeira dos Índios tucanos também de Santana do Ipanema, Dois Riachos, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Major Isidoro, Estrela de Alagoas, Igaci, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Belém, Tanque D´arca e Marimbondo.

O prefeito James Ribeiro destacou a importância de fortalecer a presença tucana nas municípios com as próximas eleições: “Nosso partido tem a responsabilidade de ter a administração de Alagoas nas mãos de um grande tucano, esta responsabilidade é passada para as nossas mãos”, avaliou o prefeito tucano. Ribeiro iniciou o debate sobre a importância da Câmara de vereadores como o grande fórum de debates dos municípios e destacou a “sintonia” entre parlamentares e prefeitos para a boa administração de um município.

O papel do legislativo municipal também foi tema explorado pelo cientista político e professor Eduardo Magalhães, que apresentou palestra enfocando o papel dos vereadores na tomada de grandes decisões. “A Constituição Federal de 1988 trouxe a transformação do município num ente federativo, num cenário para a produção de progresso, desenvolvimento, felicidade e bem estar social. Como Ente federativo, o município deixou de ser um “apêndice” e passou a ter vida própria, como protagonista a partir de 1988”, destacou o professor.

“Estamos em um período de extrema transformação: O Brasil novo, desde o plano real, é um Brasil q se preparar para uma transformação que exige o papel fundamental do vereador. Ninguém conhece mais o município do que o vereador: as misérias, decepções, alegrias, frustrações, necessidades. Portanto, o papel deste parlamentar torna-se cada vez mais especializado, pela proximidade que tem com a comunidade e pelo direito extraordinário de propor projetos que impliquem em gastos para a prefeitura e mudanças significativas para a comunidade”, enfatizou o cientista político, ao alertar os vereadores da responsabilidade na condução dos destinos de um município.

Primeira Edição © 2011