Reynaldo Gianecchini recebe alta de hospital após transplante

26/01/2012 14:45

A- A+

Folha Online

compartilhar:

O ator Reynaldo Gianecchini recebeu alta nesta manhã do hospital Sírio-Libanês, onde estava internado desde o começo de janeiro para um autotransplante de medula óssea.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o paciente saiu discretamente porque não queria falar com a imprensa. Mas ele passa bem, não apresentou intercorrências durante o transplante e segue com controles médicos periódicos para acompanhamento.

Gianecchini recebeu uma infusão de células-tronco, coletadas de seu próprio sangue, como parte de um autotransplante de medula óssea.

Ele recebeu o diagnóstico de linfoma não Hodgkin de células T, que afeta o sistema imune, no ano passado.

O autotransplante a que ele foi submetido é um recurso usado pelos médicos para permitir a administração de uma dose alta de quimioterapia. Esse tratamento é feito depois da químio inicial para evitar uma recaída.

Na quarta-feira, o ator recebeu visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também está em tratamento contra câncer.

COMO FUNCIONA

O transplante de células-tronco é uma forma de "reinicializar" a medula óssea e o organismo após um ciclo agressivo de quimioterapia. No procedimento, são colhidas células-tronco do próprio paciente, que as recebe depois por meio de uma transfusão de sangue para que regenerem a medula.

Primeira Edição © 2011