Real busca vitória no Camp Nou para encerrar freguesia

Equipe de Mourinho precisa vencer o Barça para seguir na Copa do Rei. Herói do último triunfo merengue no Camp Nou, Julio Baptista dá dicas

25/01/2012 05:23

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Lá se vão quatro anos desde a última vitória do Real Madrid sobre o Barcelona no Camp Nou. De lá para cá, muita coisa aconteceu para agitar a maior rivalidade do futebol espanhol. Com Messi, Xavi e companhia, a equipe da Catalunha tornou-se referência para todo o planeta, jogando bonito, sem piedade dos adversários, conquistando todos os títulos possíveis e atropelando o rival, com direito a goleadas por 6 a 2, em Madri, e 5 a 0, em Barcelona. E nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília, com transmissão em tempo real do GLOBOESPORTE.COM), as duas equipes voltam a se enfrentar em um cenário muito favorável aos culés.

O Barça derrotou o Real no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Rei, semana passada, por 2 a 1, e precisa somente de um empate para despachar o rival novamente - como vem acontecendo quase sempre que eles se encontram na "Era Guardiola". O que Cristiano Ronaldo e companhia podem fazer para evitar isso? Além de precisarem vencer por dois gols de diferença, eles podem tentar buscar a resposta com o último homem a marcar um gol numa vitória dos merengues sobre os catalães dentro do Camp Nou: o brasileiro Julio Baptista, hoje no Málaga.

- O Barcelona hoje em dia joga um futebol que, realmente, é o melhor do mundo, mas não é imbatível. Existem falhas. Claro que não é fácil analisar, é muito complexo, mas acredito que incomodá-los no campo deles seja a melhor tática. Porque eles querem a bola, querem tocar bastante até cansarem o adversário e acharem brechas. O time que quiser vencer o Barça precisa se dedicar muito na marcação, pressionar lá em cima e, é claro, não desperdiçar a posse de bola, porque eles também são muito rápidos na hora em que roubam a bola e saem nos contra-ataques - disse.

Era antevéspera de Natal do ano de 2007. Do lado dos blancos, Van Nistelrooy, Sneijder e Raúl. No time da casa, Ronaldinho Gaúcho, Eto'o e Deco, além de Xavi e Iniesta ainda longe do status de craque que têm atualmente. Em jogo, a disputa pelo primeiro lugar do Campeonato Espanhol. E Julio Baptista se lembra perfeitamente de qual foi o desfecho daquele clássico e da competição.

 É um clássico que sempre vai parar o mundo inteiro. Todos querem saber o horário, querem ver, e aquele momento em que atuei nessa partida foi inesquecível. Nosso time estava em grande forma. Lembro que ganhamos o jogo, passamos o Barcelona nos pontos e, então, tivemos mais tranquilidade e autoestima para buscar o título da Liga. Foi um grande golpe que demos conseguir a vitória naquele jogo. Imagina a emoção. Jogar um clássico desses já é incrível, marcar um gol então... Vai ficar gravado para sempre como uma coisa muito bonita na minha carreira - recordou o jogador, orgulhoso do gol marcado.

Aquele foi o último caneco da La Liga que o Real levantou. De lá para cá, viu o rival conquistar três títulos seguidos do Espanhol, além de duas Ligas dos Campeões da Europa. Nos últimos oito clássicos, somente uma vitória: na final da Copa do Rei da temporada passada. 

O que já demonstra o quão espinhosa é a tarefa de José Mourinho para montar uma equipe que tente quebrar todos estes tabus, avance para as semifinais desta edição do torneio, dê um pouco mais de paz aos torcedores e, de quebra, inicie o fim de um ciclo de conquistas do rival.

Torcida do Barça já prepara mosaico para mais uma festa

Na história dos confrontos, o Real Madrid ainda leva vantagem: 79 vitórias contra 74 do Barça, além de 37 empates. Quando se trata de partidas na Catalunha, no entanto, os culés têm amplo domínio: 55 vitórias, 18 empates e somente 21 derrotas. E quando se leva em conta as derrotas por dois gols de diferença, como a que o Real precisa impor ao Barcelona nesta quarta, o tabu é ainda mais antigo: vem de 2002, quando Zidane e McManaman ajudaram a bater o rival em jogo da Liga dos Campeões.

Por isso, a torcida do Barcelona já está preparando mais uma festa no Camp Nou. O tradicional mosaico exibido atrás de um dos gols do estádio nas partidas importantes estará novamente na arquibancada. Serão 22 mil plaquetas distribuídas aos torcedores para promoverem um belo espetáculo no momento em que a equipe da casa adentrar ao gramado. Os jogadores, porém, seguem cautelosos e pregam o respeito ao Real Madrid, independentemente da crise do rival.

- O Real Madrid é líder, está brigando por uma vaga na semifinal da Copa do Rei e também se classificou na Liga dos Campeões. Jogar contra eles sempre exige o máximo. De fora, não sei o que passa nos vestiários, e também não me importa. Penso apenas na classificação. Sempre é preciso fazer partidas perfeitas contra eles - observou Iniesta.

Nenhum dos dois treinadores revelou com quais jogadores vai começar a partida. No entanto, o Real Madrid deve manter Kaká e Özil como titulares no meio, formando com Casillas, Arbeloa, Ricardo Carvalho, Sérgio Ramos e Marcelo; Xabi Alonso, Lass Diarra, Kaká e Özil; Cristiano Ronaldo e Benzema.

Pelo Barça, Valdés deve voltar ao gol, e o brasileiro Adriano pode jogar na lateral. A provável escalação é: Valdés, Dani Alves, Piqué, Puyol e Abidal (Adriano); Busquets, Xavi, Thiago Alcântara e Iniesta; Sánchez e Messi.

Primeira Edição © 2011