Minha Casa, Minha Vida: AL foi o 2º no NE em financiamentos de unidades habitacionais

Vilela fez balanço do governo em café da manhã com a imprensa. Comentou sobre segurança, empreendimentos e esgotamento sanitário

19/01/2012 12:49

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu, nesta quinta-feira (19), a imprensa alagoana para um café da manhã na Residência Oficial do Governo. Durante o encontro, o governador ressaltou o papel da imprensa e afirmou que o livre exercício da informação é fundamental para a construção do Estado e para a manutenção dos princípios da democracia e dos ideais republicanos.

Logo em seguida, o governador fez um balanço de sua administração e disse estar otimista quanto ao rumo de Alagoas em 2012. Ele também relatou a trajetória que o governo tem seguido para a retomada do desenvolvimento do Estado.

“Esse é o quinto ano do meu governo, um ano de muitas colheitas e de uma realização ainda maior. O primeiro mandato foi para arrumar a casa, trazer quadros para as principais funções do governo, alguns deles da iniciativa privada. Depois, foi a hora da elaboração dos projetos e captação de recursos públicos e privados, no que fomos muito bem sucedidos. Assim, conseguimos realizar o ajuste fiscal e resgatar a credibilidade, o que facilitou nossa relação com as empresas, que trouxeram novos investimentos privados em indústrias, lojas, hotéis e novos investimentos públicos em saneamento e habitação”, explicou.

Além de se referir às 60 novas indústrias, 25 empreendimentos comerciais de grande porte e 21 novos hotéis instalados desde o início do governo, Teotonio Vilela também citou outros bons resultados. Em 2011, Alagoas foi o segundo colocado do Nordeste em financiamentos de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, sendo ainda um dos cinco estados brasileiros a superar metas estabelecidas para 2010. “Alagoas superou as metas do programa e agora conseguimos, junto ao governo federal, a ampliação do projeto no Estado”, salientou.

Esgotamento sanitário

O chefe do Executivo lembrou que Alagoas também foi destaque nacional, de acordo com relatório divulgado pelo Instituto Trata Brasil, na área de saneamento. A instituição apontou o Estado como terceiro colocado do País em execução das obras de esgotamento sanitário inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em 2011, foram concluídas duas grandes obras na capital: a implantação do esgotamento sanitário na Baixa Maceió, na região da orla lagunar, e a recuperação, substituição e ampliação do sistema de esgoto de Maceió, atendendo sete bairros centrais e da orla marítima, totalizando R$ 40 milhões em investimentos com recursos federais e estaduais.

Com as ações, foi possível que o governo estadual chegasse a 30% de cobertura de rede de esgoto, saindo do patamar dos 15%. Só em Maceió, o índice pulou de 24% para cerca de 40% e deve chegar a 60% até 2014. Já são cerca de 130 quilômetros de rede de esgotamento sanitário sendo implantados em todo o Estado, promovendo saúde e bem-estar a mais de um milhão de alagoanos. “Conseguimos quase dobrar em quatro anos o que foi feito em 400 anos de história do Estado. Em Maceió, estamos limpando a cidade”, afirmou Teotonio.

Em 2011, Alagoas foi reconhecido nacionalmente ainda pelos avanços realizados na gestão pública da água. A Casal foi, pelo segundo ano consecutivo, uma das vencedoras do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o prêmio é entregue anualmente às empresas que mais se destacam na gestão do saneamento no País.

O governador também relatou que, no ano passado, Alagoas comemorou a redução da mortalidade infantil. O Estado passou da primeira para a 11ª posição no ranking nacional de mortes de gestantes e bebês. “Recebemos aqui uma representante da Unicef, que vai publicar o exemplo de Alagoas em um livro da instituição”, comemorou Teotonio.

Segurança

O governo pontuou também a preocupação em priorizar a política de segurança pública, adotando novas ações no enfrentamento da violência no Estado. “Temos a Polícia Cidadã, estruturação física, novos equipamentos, parcerias com estados que têm experiências exitosas, como São Paulo e Minas Gerais, e também com o governo federal, ao qual busquei desde o primeiro dia do meu primeiro mandato”, afirmou.

De acordo com ele, técnicos alagoanos estão participando de reuniões com o Ministério da Justiça para estabelecer as próximas ações do governo estadual no enfrentamento da violência. “Nós estamos trabalhando muito e em todas as áreas para mudar a história desse Estado. Esse reconhecimento nos dá a certeza de que estamos no rumo certo”, disse Teotonio Vilela Filho. 

Primeira Edição © 2011