Dilma quer incluir mais de 320 famílias no Brasil sem Miséria

A meta do Brasil sem Miséria é elevar a renda e melhorar a condição de vida de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza

19/01/2012 12:55

A- A+

R7

compartilhar:

A presidente Dilma Rousseff que cadastrar mais 320 mil famílias no programa Brasil sem Miséria em 2012, com prioridade para as crianças e apoio à profissionalização das pessoas extremamente pobres.

A expectativa da presidente foi relatada nesta quinta-feira (19) pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que participou hoje da primeira reunião do ano dos ministros da área social.

Durante o encontro, foram estabelecidas as prioridades e metas para o programa, que em 2011 cadastrou 407 mil famílias. A meta do Brasil sem Miséria é elevar a renda e melhorar a condição de vida de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza - que vivem em lares cuja renda mensal per capita é inferior a R$ 70. O governo identificou mais de 16 milhões de brasileiros nessas condições.

Para que o Brasil sem Miséria tenha mais resultados, a ministra disse que um esforço será feito para que mais ações de parcerias com os Estados sejam feitas e haja uma unificação do cadastro. Hoje, nove Estados já pagam um complemento de renda às famílias do programa.

- Essa é uma estratégia muito eficiente, porque unifica os cadastros, complementa a renda, garante que as famílias em extrema pobreza não só recebam o Bolsa Família, mas também uma complementação dos Estados.

Dentro do cronograma apresentado por Tereza, neste ano 450 mil famílias receberam a complementação dentro dos nove Estados.

Crianças

Segundo a ministra, Dilma pediu que o governo trabalhe com políticas que tenham as crianças como foco. Em 2011, 1,3 milhão de crianças foram incluídas no Bolsa Família. A ideia é ampliar programas como o Bolsa Gestante e o Bolsa Nutriz. No ano passado, foram 130 mil mulheres cadastradas, e o governo quer acrescentar novas 270 mil este ano. 

"Essa é uma ação que a presidente Dilma nos orientou para que fosse fortalecida, e saímos da reunião também com a orientação que se organizasse uma coordenação entre a rede de saúde, a rede de educação e a rede de assistência, junto com outros ministérios, para que as ações cheguem às crianças, consigam melhorar a situação de desnutrição, consigam garantir as crianças em sala de aula e atenda, em especial, as de zero a cinco anos", COMENTOU.

Capacitação profissional

Outra prioridade para o Brasil sem Miséria é ampliar a capacitação profissional por meio de cursos. Serão 300 mil novas vagas em áreas e funções que, segundo a ministra, há demanda maior, como pedreiro, pintor, auxiliar de cozinha, jardinagem, cuidador de idosos e crianças e eletricista.

"São cursos de formação para esse público específico, em especial do Brasil sem Miséria, que são pessoas que têm baixa escolaridade, estão muito tempo fora da sala de aula, mas que querem trabalhar, já trabalham e podem melhorar sua inserção no mercado de trabalho." 

Primeira Edição © 2011