Consultor de instituição coreana visita Alagoas nesta sexta-feira

Missão técnica servirá de base para a elaboração de relatório com recomendações para a implantação de ZPEs no Nordeste

19/01/2012 15:11

A- A+

Ascom/Seplande

compartilhar:

Nesta sexta-feira (20), o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, acompanhará a visita a Alagoas do professor Daewon Choi, consultor do Korea Development Institute (KDI), entidade especializada no planejamento de políticas governamentais econômicas com foco no comércio internacional. A passagem de Choi pelo Estado é fruto de uma cooperação técnica estabelecida entre o KDI e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e visa a implantação das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) na região.

O consultor do Korea Development Institute iniciará sua missão no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir das 9h. Em seguida, ele vai até o Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Dedoro, para visitar as obras de construção da nova sede da Braskem e conhecer a realidade da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) em Alagoas. Daewon Choi ainda visitará a Usina Caeté, em São Miguel dos Campos, onde estará reunido com representantes da cadeia sucroenergética do estado.

“Essa visita vai compor o relatório final da KDI com as recomendações e desafios que a Sudene deverá trabalhar para a implantação das Zonas de Processamento de Exportação no Nordeste”, explica o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima.

Até o próximo dia 27 de janeiro, data em que estará reunido com o superintendente da Sudene, Paulo Fontana, em Pernambuco, o professor Daewon Choi ainda passará pelos estados da Bahia, Sergipe e Maranhão.

Encontro discute desenvolvimento das ZPEs

Nos dias 18 e 19 de janeiro, Keylle Lima esteve representando o Estado de Alagoas no Seminário Internacional ZPEs: Desafios para o Desenvolvimento Regional, promovido pela Sudene. O encontro ocorreu no Hotel Atlante Plaza, no Recife, reunindo representantes do executivo de todos os estados da região e uma comitiva da Córeia do Sul, comandada pelo embaixador Kyunglim Choi.

Durante o Seminário, foram discutidos pontos como a definição de uma política industrial, de desenvolvimento regional, regime de incentivos, qualificação de mão-de-obra, bem como o setor prioritário para a construção da base para a sustentabilidade dos negócios em ZPEs.  

Primeira Edição © 2011