Programa vai agilizar atendimento policial às escolas

Programa vai beneficiar escolas do Estado e do Município; hoje pela manhã (13), gestores de unidades de ensino conheceram como será a atuação do efetivo policial

13/01/2012 14:22

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Governo de Alagoas vai fortalecer a atuação policial no atendimento às demandas das escolas. Na manhã desta sexta-feira (13), durante lançamento do programa Ronda Escolar, uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e da Defesa Social, diretores de unidades de ensino da capital conheceram detalhes acerca da operacionalização do efetivo militar no policiamento ao redor das instituições.

Ao todo, 234 escolas – 105 na rede estadual e 129 na rede municipal – serão atendidas pelo programa, que fortalecerá a estrutura do Batalhão Escolar: o número de automóveis para a patrulha escolar sobe de 4 para 22 automóveis e o efetivo militar terá à sua disposição 120 policiais. Além disso, a SEE também

Os novos veículos já começam a circular na próxima segunda-feira (16) e o trabalho de policiamento será realizado da seguinte maneira: em média, cada viatura será responsável pelo patrulhamento de 12 escolas, tendo uma atenção especial para os horários de saída e entrada de alunos. Estas viaturas serão dotadas de aparelhos celulares, o que vai facilitar o contato entre polícia e unidade escolar.

“Desta forma, a polícia chegará mais rápido ao local da ocorrência, pois cada escola terá à sua disposição o contato da viatura e do oficial responsável pela sua região e poderá ligar diretamente para este número sempre que houver necessidade”, explica o comandante do Batalhão Escolar, Major Hermes Cordeiro.

Conscientização - O tenente-coronel Claudivan Abuquerque, comandante em exercício do Comando de Policiamento da Capital (CPC), explica que o combate à violência não se limitará às rondas ao redor das escolas. De acordo com o militar, haverá o reforço nas ações preventivas e de conscientização. “Intensificaremos as palestras com educadores, pais e toda a comunidade escolar no sentido de transmitir orientações sobre como lidar com situações de risco e combater às drogas, este último por meio das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd ”, adianta.

Os educadores também aprovaram a iniciativa e destacaram a importância da parceria entre escola e Polícia Militar na disseminação de uma cultura de paz. “É importante que haja uma articulação de projetos junto à comunidade promovendo a conscientização sobre a importância do comprometimento de todos com a educação de forma a termos um novo olhar para as gerações futuras”, avalia.

Segurança Armada – durante a solenidade também foi apresentado o reforço de segurança armada que atuará na vigilância patrimonial dos prédios escolares e nas as sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).Ao todo, serão 151 guardas armados fazendo a proteção patrimonial nas 47 unidades educacionais do Estado localizadas na capital e que estão em regiões com maior índice de vulnerabilidade social.

De acordo com Ricardo Rodrigues, coordenador especial de Gestão Administrativa da SEE (Cegad), esta medida vem atender uma demanda importante nas escolas. “Nossa principal preocupação é com os horários em que a escola está fechada e que é alvo de furtos” explica Rodrigues.

Primeira Edição © 2011