Hoje é sexta-feira 13

O primeiro mês do ano de 2012 traz uma sexta-feira no dia 13

13/01/2012 04:32

A- A+

Acritica.net

compartilhar:

Atentos às previsões feitas há centenas de anos pela civilização Maia, de que o fim do mundo chegaria no ano de 2012, muitos superticiosos começam a acreditar no presságio, principalmente porque o primeiro mês do ano traz uma sexta-feira no dia 13, que é considerada popularmente como um dia de azar.

Essa crença não é de hoje. As histórias que dão "sentido" a essa superstição foram relatadas em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Primeiro, com relação ao dia da semana - a sexta-feira -, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro por considerarem alguns fatos: pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira[2]; a morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira quando é celebrada a páscoa; entre outros relatos.

Já em relação ao número 13, na numerologia ele é tido como um número irregular, sinal de infortúnio. No Tarô, a carta 13 representa a morte.

Indo contra os que levam a data para o lado negativo, os otimistas se baseiam na soma dos números que compõem o 13 (1 + 3 = 4), que simbolizam prosperidade e sorte. No México, o número é adotado como algo santo, é o caso das 13 cabras sagradas, e no Hinduísmo, 13 é um número religioso, vide as 13 estátuas de Buda presentes em seus templos.

Para os superticiosos, 2012 será um ano de longa preocupação, já que os meses de abril e de julho também serão compostos por sextas-feiras de número 13.

Agora, para aqueles que não têm qualquer crença de que o mal possa avisar o dia em que vai chegar, vale aproveitar a data e, principalmente, a sexta-feira, que antecede o fim de semana que, para muitos, é sinônimo de descanso e lazer. Para quem prefere considerar que uma data não tem qualquer relação com infortúnios, vale a pena crer que o azar está diretamente ligado à falta de fé. E, que venha a sexta-feira, 13!
 

Primeira Edição © 2011