Projeto leva atividades físicas à população em Colônia Leopoldina

12/01/2012 14:07

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Projeto denominado “Pratique Saúde”, que faz parte da política de Promoção à Saúde do município de Colônia Leopoldina, está incentivando grupos da terceira idade, hipertensos, diabéticos e obesos a prática de atividades físicas, corporais e nutricionais. As atividades são realizadas durante toda semana, sob a orientação de educadores físicos e a coordenação de Maristela Costa, Assistente Social.

Implantado em maio de 2011, o projeto ‘Pratique Saúde’ é uma iniciativa da secretaria municipal de saúde e tem levado aos grupos participantes à atividades físicas e ação preventiva, como alimentação e exames regulares para o diagnóstico de hipertensão, doenças cardíacas e reumáticas.

Para o secretário de saúde Alessandro Ramos, o projeto implantado em Colônia Leopoldina visa oferecer qualidade de vida e de saúde, onde o resultado do bom condicionamento de exercícios feitos com regularidade está diretamente ligado ao bem-estar, trazendo inúmeros benefícios, e de ação preventiva, diminuindo casos de doenças e de uso de medicamentos.

“Nosso principal foco é que a atenção básica tenha olhar crítico para os agravos advindos do sedentarismo e maus hábitos alimentares, doenças do aparelho circulatório de maior incidência, diabetes, desnutrição, dentre outros de relevância epidemiológica”, afirma o secretário de saúde Alessandro Ramos. Segundo ele, visa ainda às práticas de atividades físicas e de alimentação saudável.

De acordo com o educador físico Valdenor Filho, o projeto ‘Pratique Saúde’ tem recebido usuários a cada semana e os resultados estão superando as expectativas. Segundo ele, os usuários com Índice de Massa Corporal (IMC) apresentaram uma redução de 40%, bem como os que têm diabetes e hipertensão com um elevado grau de recuperação. “Isso demonstra o sucesso do projeto e um ótimo interesse por parte dos usuários”, atesta.
Valdenor explica ainda que há também uma boa na redução de dores reumáticas, melhora na flexibilidade dos movimentos e no desenvolvimento de postura dos usuários dos grupos que estão incluídos no projeto ‘Pratique saúde’.

“Alimentação saudável e práticas de atividades físicas são fundamentais a longevidade dos adeptos proporcionando uma melhoria da qualidade de vida, incentivando a prática sistemática de alimentação saudável e atividade física”, atesta o educador físico. Nesse sentido, explica Valdenor, a preocupação de promover e manter a saúde precisam ser focalizadas para que a população que mais necessita em sua rotina diária da prática de exercícios físicos regulares, possam praticá-los para combater os efeitos nocivos da vida sedentária. 

Primeira Edição © 2011