Idolatrado, odiado e ignorado: Tevez 'une' os dois lados de Manchester

Em apenas quatro anos na cidade inglesa, argentino provocou as mais diversas reações até ser tratado com indiferença por fãs do City e do United

12/01/2012 05:29

A- A+

Globo Esporte

compartilhar:

Amor, ódio e rejeição. Carlitos Tevez morou em Manchester por apenas quatro anos, mas passou como um furacão pela cidade. E não deixou ninguém intacto. Se diz o ditado que é impossível agradar a todos, ele provou o contrário. E não somente agradou como irritou as duas metades da “segunda capital inglesa”. Torcedores do City e do United abraçaram o argentino, se encantaram com seu futebol, envergaram camisa, mas depois atiraram as mesmas na lata de lixo furiosos com suas atitudes. Sejam vermelhos ou azuis, os torcedores garantem que a única coisa que sentem por ele é desprezo.

No último domingo, o GLOBOESPORTE.COM esteve no City of Manchester Stadium para o clássico local e aproveitou para sentir o clima para o argentino na cidade. No lugar de declarações revoltadas e ofensivas, porém, o que se viu foi um trauma superado, mas que ninguém sequer pensa em reviver.

- Carlos Tevez? Carlos, quem? Não, não nos importamos mais com ele – disse Anthony Broadway, torcedor dos Citizens, clube que Carlitos defendeu nas últimas duas temporadas e ainda tem contrato vigente.

- Nós não falamos mais sobre ele. Não joga para nós, nem para os caras, para ninguém. É irrelevante – completou Peter Bolton, torcedor do United, onde o ex-corintiano jogou entre 2007 e 2009.

Em Manchester, Tevez escreveu uma história marcada por gols, títulos e constantes reclamações sobre a qualidade de vida. Bicampeão inglês, campeão mundial e da Champions League pelos Red Devils, ele deixou Old Trafford diretamente para o rival após problemas na renovação de contrato e disparou contra o seu ex-técnico, Alex Ferguson.

No lado azul da cidade, se adaptou rapidamente, foi artilheiro, capitão no título da Copa da Inglaterra de 2011 – o primeiro do clube após mais de 30 anos. Mas, insatisfeito, se recusou a entrar em campo durante uma partida contra o Bayern de Munique, em setembro do ano passado. Após ser multado e afastado do elenco, o atacante foi colocado à venda pelos dirigentes dos Citizens.

A certeza de que Tevez não voltará a jogar pelos Citizens vem muito da postura de Roberto Mancini. Após dar o voto de confiança ao argentino na temporada passada, o treinador italiano não engole a atitude tomada pelo atacante e deu por encerrado o ciclo do hermano no City, e, consequentemente, em Manchester. Está claro também, porém, que os novos milionários não vão liberá-lo de mão beijada.

Kia Joorabchian, o vilão

Nome mais falado na janela de transferências do inverno europeu, Carlitos tem propostas de Milan, Inter de Milão e PSG. Entretanto, até o momento segue apenas mantendo a forma em Buenos Aires, rotina dos últimos meses.

A resignação com a perda de Tevez fez com que os ingleses apontassem outro vilão para toda a situação: Kia Joorabchian. Nos arredores do City of Manchester Stadium, não são poucos os que enxergam o empresário iraniano como mentor de toda polêmica.
- Absolutamente, Tevez é um grande jogador, mas muito mal orientado por seu agente. Não queremos mais saber dele – disse Chistopher Broadway.

Companheiro de arquibancada, Peter Payton tem a mesma opinião:

- Eu me decepcionei muito com o Tevez. Era um cara muito amado quando chegou e no período em que esteve aqui, mas acho que foi mal aconselhado. Esse é o grande problema.

- Ele teve a chance de ser uma grande lenda para o Manchester City, mas escolheu nos deixar de uma maneira que não foi a melhor. Ele nunca vai jogar aqui novamente – disse Jason Pickfoid, sem qualquer expressão de raiva, mas também sem o menor carinho pelo ex-ídolo.

Filho de Peter, George Payton analisou a situação com a simplicidade de sua juventude. Para ele, o caso é simples: saiu Tevez, entrou Aguero, e o time segue em boa fase.
- Eu não gosto mais dele. Eu gostava bastante, mas agora chegou o Agüero e todo mundo esqueceu o Tevez. Tivemos sorte (risos).

Jornalistas não entendem Tevez

Entre os jornalistas, a postura de Carlitos é vista com surpresa. Em busca de explicações, eles continuam seguindo cada passo do argentino até que um novo destino seja definido. Algo que talvez seja mais fácil de descobrir do que o motivo do adeus precoce.

- Nós não entendemos o Tevez. Todos querem vir para o Manchester City, não deixar o clube. Quem vai entender? – indagou Simon Stone, da Associação de Imprensa Esportiva da Inglaterra.

Pergunta, até o momento, sem resposta. Principalmente em Manchester.

Primeira Edição © 2011