Casal amplia oferta de água nas cidades balneárias

Abastecimento se normaliza em Barra de São Miguel e Paripueira

12/01/2012 13:09

A- A+

Assessoria

compartilhar:

As cidades de Barra de São Miguel, no litoral sul do Estado, e Paripueira, no litoral norte, estão com o abastecimento de água normalizado, após as intervenções realizadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para eliminar os problemas relacionados à produção e distribuição do líquido, podendo haver, face à elevada demanda do período, alguns pontos localizados de baixa pressão.

Segundo o vice-presidente de Gestão Operacional da empresa, Moisés Vieira, foram formadas equipes multissetoriais que reforçam as equipes da Unidade de Negócio local, de modo a agilizar a detecção e solução de problemas nas adutoras, poços e redes de distribuição de água. Um dos trabalhos realizados pela área técnica da companhia é a pesquisa de pressão, que propicia o monitoramento do abastecimento em cada área da cidade. O resultado desse esforço, de acordo com Vieira, é que proporcionou a regularização do abastecimento em geral, mesmo diante do crescente aumento do consumo de água em decorrência da alta temporada.

Em Paripueira, foi realizada uma ação de melhoria na rede de distribuição, fazendo a pressão triplicar, passando de 4 metros para 12 metros de coluna de água. Além disso, a Casal está concluindo um novo poço, que vai ampliar ainda mais a oferta de água.

Em Barra de São Miguel, os estouramentos da tubulação e vazamentos causados pelas obras de duplicação da AL-101 Sul já foram resolvidos com as intervenções feitas pela Casal. Com isso, o abastecimento se normalizou e a tendência, conforme previsão da área operacional da companhia, é que as pressões aumentem até o próximo final de semana, propiciando mais segurança ao abastecimento.

Outra notícia boa para Barra de São Miguel é que a Casal está providenciando alguns ajustes na rede de distribuição para reforçar a oferta de água, principalmente no Barra Mar, bairro onde se concentram as casas de veraneio, pousadas e hotéis da cidade. "Com essa e outras iniciativas, a empresa vai atender ao imenso aumento da demanda em virtude da alta temporada, quando a cidade triplica sua população", enfatizou o vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, lembrando que a nova obra na cidade não contemplou ainda as tubulações de distribuição.

Moisés Vieira disse que a empresa tem feito reuniões constantemente para adotar providências relacionadas ao abastecimento das cidades balneárias, não apenas Barra de São Miguel e Paripueira, mas também Maragogi, Japaratinga e Porto de Pedras, que estão recebendo atenção especial da companhia. Como nos anos anteriores, essas cidades estão sendo monitoradas nesta alta temporada, ação que deverá ser intensificada no período de carnaval, quando a afluência de turistas é ainda maior.

Primeira Edição © 2011