Moda carioca tem quimono, black power e look para "mulher real"

11/01/2012 04:50

A- A+

Terra

compartilhar:

Dos quimonos ousados, que remetem à cultura japonesa, da Patachou, ao estilo das "mulheres reais" apresentado em peças étnicas pela grife Alessa, a edição de inverno 2012 da semana de moda carioca chegou ao seu segundo dia misturando estilos e épocas. O destaque foi para a coleção de moda jovem do estilista Alexandre Herchcovitch, que abriu os desfiles do primeiro dia de Fashion Rio mostrando a inspiração anos 80 em looks black power de modelos famosas.

Primeira grife a entrar na passarela do Jockey Club Rio de Janeiro para os desfiles do segundo dia de Fashion Business, que integra moda e negócios, a Cavendish levou sorvetes e água para que os convidados pudesse suportar o calor da cidade. A chuva que insistia em cair deu uma trégua e as modelos puderam desfilar a céu aberto a coleção inspirada na realeza inglesa, nos castelos medievais e nos papéis de parede pintados pelo inglês William Morris.

A segunda apresentação do dia ficou por conta da grife Sta. Ephigênia, que criou uma coleção inspirada em uma tempestade tropical, levando à passarela do Fashion Business roupas que lembravam capas de chuva. Um telão com imagens de tempestade e som de chuva serviram como cenário para o desfile. O burburinho da plateia e dos fotógrafos, no entanto, não foi por conta dos comentários sobre os looks, mas por um atraso de quase uma hora no início do desfile, devido ao longo ensaio e a demora de algumas modelos que, enquanto os convidados esperavam do lado de fora, passavam correndo para o backstage.

Mesmo após o atraso, o que se viu na passarela no terceiro desfile do dia foi só doçura, com os looks meigos da grife Anju Anju, no Fashion Business. A estilista Clarissa Reis usou como inspiração a mania que muitas pessoas têm de colecionar coisas para compor roupas com bordados, transparências e estampas divertidas. Com um ar retrô no vestido em linha A, nas camisas de organza, nas saias rodadas e na cintura marcada, a grife fez um passeio por características de várias décadas que renderam muitos aplausos no final da apresentação.

Por volta das 17h, quem entrou na passarela foram as modelos da aguardada coleção de Alexandre Herchcovitch, que abriu a edição de inverno do Fashion Rio. O estilista levou ao Píer Mauá looks jovens e fresh dos artistas dos anos 80 de Nova York para homens e mulheres. Apesar de não ter uma fila A repleta de celebridades, Herchcovitch caprichou no casting composto por modelos trabalhadas na peruca black power, incluindo as tops Diana Conterato e Vivi Orth, que encerrou o desfile.

A segunda apresentação do Fashion Rio ficou por conta da Acquastudio, que apresentou uma coleção digna de um desfile de alta costura internacional. A grife levou para a passarela do Pier Mauá looks que misturaram peças minimalistas com as mais elaboradas. O clima nostálgico não poderia ser diferente. A estilista Esther Bauman se dedicou a fazer uma releitura da moda dos anos 40 e 50 e transformou o ditado como antigo, como logos, em novo. O resultado foi aplausos de experts da moda e celebridades antes mesmo de o desfile terminar.

Para o desfile da grife Cholet, a terceira a passar pela passarela do Fashion Business, Denise Roque apostou em um clima clean, com peças em tons terrosos feitos para mulheres jovens e independentes. Os looks da grife foram inspirados no vestido "Mondrian", de Yves Saint Laurent , e ponto alto ficou a cargo da modelo Viviane Orth, veteraníssima da semana de moda carioca. Foi ela quem abriu a apresentação com um vestido de cintura marcada, saia ampla e estampa quadrangular.

O sol caiu e as pessoas parecem ter se animado para ver os desfiles do primeiro dia de Fashion Rio. Prova disso é que a Patachou foi a primeira grife a lotar a sala de desfiles da semana de moda carioca, por volta das 8h. Para o inverno deste ano, Erika Frade, que responde pelo estilo da grife, criou uma coleção com 26 looks inspirados na cultura indumentária do Japão e levou para as passarelas, ao som de fortes batidas que chegavam a fazer com que os assentos vibrassem, trajes com detalhes em dourado e amarrações que remetem aos quimonos das japonesas de forma jovem e bastante ousada.

Logo após, foi a vez da grife Alessa dar o toque da moda inverno no Fashion Rio. O desfile começou às 21h, e teve como abre, ao som de Recanto Escuro, de Gal Costa, uma modelo de calça e camisa de tecidos de seda e com estampas étnicas, que expressam o contraste entre céu e terra proposto pela estilista Alessa Migani. A grife apresentou um encontro dos sonhos e da realidade tendo como canal transmissor a passarela. Diferente do que a maioria das pessoas está acostuma, a estilista confeccionou peças que podem ser usadas por mulheres reais no dia a dia e que querem estar com um look que é tendência no mundo inteiro, o que de fato são as estampas étnicas.

A marca Cantão encerrou o primeiro dia de Fashion Rio com sala de desfiles lotada e o público de pé. Toda a ansiedade foi explicada depois que a primeira modelo pisou na passarela: Carol Trentini, uma das Angels da Victoria's Secret. A top usou um vestido de palha com bordados, body de tricô, combinados com polaina de tricô, bota e brinco com formato de gota. A coleção, que leva o nome de Avesso, teve inspiração na metamorfose e transformação que ocorre em cada individuo e no ambiente onde eles vivem. Por isso, os looks representavam formas arredondadas, com transparências sobrepostas, camuflagem, xadrez e assimetria.

Moda Hype

Para marcar o fechamento do dia, a semana de moda carioca ainda teve o desfile coletivo no Rio Moda Hype. O evento, que faz parte da programação oficial dos desfiles no Rio de Janeiro, busca promover novos talentos da moda brasileira. Participam da apresentação desta terça-feira a grife baiana Soddi, o estilista mineiro Lucas Magalhães, o paulista Antonio Bizarro, a grife Abdruck, e o carioca André Lucian.

Famosos

Giulia Gam marcou presença no desfile da Cavendish. A atriz, que usava um vestido da marca, elogiou o desfile. "Achei lindo. Gosto muito desse cuidado com a alfaiataria que eles têm. É carioca, leve, não é pesado", afirmou. Já a atriz Carolinie Figueiredo, 22 anos, que também assistiu ao desfile da Cavendish, falou sobre a sua preocupação com o corpo após dar à luz a filha Bruna há um mês e meio. "Eu estou evitando refrigerante, e sobretudo chocolate, que é o maior vilão. Tudo que eu não cuidei na gravidez eu estou cuidando agora, de segurar a boca", comentou.

A atriz e ex-participante de A Fazenda Cacau Melo compareceu ao desfile da Cholet e admitiu que não acompanha todas as tendências da moda. "Não me considero muito escrava da moda. Em geral, faço do meu jeito. Gosto de customizar as minhas roupas quando acho que elas já estão com uma cara meio batida". Já a atriz Cássia Linhares, que acompanhou de perto os looks das modelos no Jockey Club, admitiu já ter se deixado influenciar pelo guarda-roupa de suas personagens. "Quando eu fiz a novela dos ciganos eu fiquei louca com todas aquelas pulseiras. Cheguei a usar durante algum tempo. Mas não rola, né? Eu sou muito low-profile", disse a atriz, que interpretou a cigana Natasha na novela Explode Coração, exibida em 1995.

A ex-BBB Ariadna assistiu ao desfile da Acquastudio, no Fashion Rio, e comentou sobre a estreia do reality show da Rede Globo. A morena declarou ainda não ter um favorito e afirmou ter muito pouco tempo para assistir ao programa este ano. "Tenho bastante trabalho e bastante projetos para esse ano", completou.

A top internacional Carol Trentini aproveitou os momentos antes do desfile da Cantão para conversar com a imprensa sobre a carreira e o casamento com o fotógrafo catarinense Fábio Bartelt, que será em março. "Ele foi o meu primeiro namorado. A gente se conhece desde quando eu tinha 15 anos. Eu estou pronta para casar, sempre gostei de rotina, encontrei o homem da minha vida estou pronta até para ter filhos. Tudo o que eu mais quero é ser mãe", disse a modelo.

Na primeira fila do desfile da Cantão, grife que encerrou o primeiro dia de Fashion Rio, a atriz de Fina Estampa Milena Toscano disse ser grande fã do mundo da moda. "Eu procuro acompanhar, procuro entender, o que está acontecendo na moda para poder usar no meu dia a dia. Sempre opto pelo básico, sou mais clássica. Nem tudo o que está na moda combina com a gente", disse. Já Cris Vianna, que também atua na novela global, afirmou antes do desfile da Cantão que já foi modelo, mas que hoje em dia não usaria nada que não fosse confortável.

Semana de moda carioca

O Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do País, está em sua 20ª edição e acontece entre 10 e 14 de janeiro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já a 19ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, a maior da América Latina, vai até 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, também na capital carioca. No total, são 49 desfiles que tomam as passarelas do Rio de Janeiro em seis dias, incluindo as apresentações dos novos talentos, que acontecem no Rio Moda Hype, nos dias 10 e 11 de janeiro.

Primeira Edição © 2011