Ministro Fernando Bezerra dará esclarecimentos ao Congresso na quinta

10/01/2012 15:55

A- A+

Reuters

compartilhar:

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, prestará esclarecimentos à Comissão Representativa do Congresso Nacional na quinta-feira para explicar denúncias contra ele, informou o ministério nesta terça-feira.

O ministro é acusado de beneficiar o Estado dele, Pernambuco, na distribuição de verbas de sua pasta e também seu filho, o deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), no empenho de recursos destinados a emendas parlamentares.

A comissão, que representa o Congresso no período de recesso parlamentar, foi convocada nesta terça pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), após pedido do próprio ministro para prestar seus esclarecimentos.

Na segunda-feira, o Ministério da Integração Nacional divulgou nota em que Bezerra nega o favorecimento ao seu filho e afirma que as denúncias se devem ao "acirramento eleitoral" por conta da disputa municipal deste ano.

Coelho Filho postula a candidatura à prefeitura de Petrolina, cidade que já foi governada por Bezerra. O ministro, por sua vez, trocou seu domicílio eleitoral de Petrolina para Recife e pode ser candidato à prefeitura da cidade caso o PSB, partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decida lançar candidato ao comando da capital pernambucana.

Em entrevista coletiva também na segunda, Bezerra disse ter telefonado a Sarney pedindo sua convocação pela Comissão Representativa. O ministro também disse ter conversado com a presidente Dilma Rousseff e disse ter a "confiança" e o "apoio" da presidente.

Desde junho do ano passado, sete ministros deixaram o governo Dilma, seis deles em meio a denúncias de irregularidades. A queda de ministros após acusações publicadas pela imprensa foi um dos fatos mais marcantes do primeiro ano de governo Dilma.

As denúncias sobre a destinação de verbas do Ministério da Integração vêm em um momento em que as fortes chuvas de verão voltam a castigar o país, em especial a Região Sudeste.

Os Estados mais afetados são Rio de Janeiro, onde pelo menos 15 pessoas já morreram neste ano, e Minas Gerais, que também já soma 15 mortes desde o início do período chuvoso no Estado, em outubro do ano passado.

Em janeiro de 2011, a região Serrana do Rio de Janeiro foi devastada pelas chuvas e cerca de 900 pessoas morreram principalmente em decorrência de gigantescos deslizamentos de terra.

Primeira Edição © 2011