Arbitragem está pronta para o Alagoano, garante Hércules Martins

Além dos rádios comunicadores, a CEAF conta com o árbitro Fifa, o Chicão

10/01/2012 12:33

A- A+

Marcelo Alves

compartilhar:


Se ainda falta acertar alguns detalhes por parte dos clubes alagoanos, a arbitragem estadual já está pronta. Isso é o que garante o presidente Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF) Hércules Martins. Ele destacou que a preparação da arbitragem alagoana contou com treinamentos e aulas coordenadas por instrutores internacionais, que compõem o quadro da Fifa. Hércules Martins ressaltou ainda a importância da aquisição de rádios comunicadores que serão utilizados pelos árbitros alagoanos durante o Estadual. Nesta próxima quinta-feira (12), a FAF realizará o sorteio dos árbitros que irão comandar os seis jogos da primeira rodada. 

A compra dos equipamentos eletrônicos foi uma iniciativa da Federação Alagoana de Futebol (FAF). Tendo em vista a pré-temporada da arbitragem alagoana e a aquisição dos rádios comunicadores, Hércules Martins espera que a quantidade de erros de arbitragem diminua bem como seja rechaçada a ideia de trazer árbitros de fora para comandar jogos do Alagoano. Confiante em seu quadro de árbitros, formado atualmente por 45 profissionais, sendo 19 juízes, 26 assistentes e um quarto árbitro, Hércules Martins disse que 70% da arbitragem possuem nível superior.

Dos 19 árbitros, um é Fifa: o Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, e dois são CBF: Charles Hebert e Flávio Feijó. Além desses três, merecem destaque George Alves Feitosa, Silvio Acioly e Mário Sérgio Bancelon. Para Hércules Martins, estes seis árbitros estão aptos para comandarem clássicos e também as partidas decisivas.

Questionado sobre a pressão que os árbitros alagoanos sofrem por parte dos dirigentes de clubes do Estado e principalmente com reclamações de erros de arbitragem, Hércules Martis classificou estas atitudes como “transferência de responsabilidade”. O presidente da CEAF disse que alguns dirigentes jogam suas irresponsabilidades e falhas no planejamento e preparação de seu elenco na arbitragem. “Quando um time perde, o presidente do clube derrotado vai logo culpar o árbitro pelo acontecimento”, disse.

Acostumado com as cobranças, Hércules Martins critica a ausência dos clubes para tentar encontrar uma maneira para evitar possíveis erros, ou mesmo saber informações sobre o que está sendo feito para melhorar. “A maioria dos clubes não quer saber como está a preparação dos árbitros”, disse.

TV – Perguntado sobre as câmeras de TV dentro de campo, Hércules Martins disse que elas podem ser vilãs e ao mesmo tempo podem salvar o árbitro de um mau julgamento. De acordo com ele, as câmeras estão posicionadas em ângulos diferentes do que o árbitro se encontra e isso dá uma melhor visualização do lance.

Hércules Martins disse também que reconhece o trabalho dos comentaristas esportivos, mas afirma que eles cometem injustiças, uma vez que esperam para rever um lance de falta assinalada pelo árbitro para depois fazer o julgamento se foi ou não infração.

Para evitar uma quantidade maior de erros, o presidente da CEAF disse que os árbitros alagoanos estão orientados a ficarem mais próximos do lance, em uma distância de dez a 12 metros em um ângulo aberto. “Quanto mais próximo, mais bem colocado, menos chances de errar”, disse.


 

Primeira Edição © 2011