Palmeiras impõe termo de compromisso aos atletas

Dirigente César Sampaio negou o termo cartilha ao falar do termo de compromisso aos atletas

09/01/2012 05:27

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

Escaldada pelos constantes problemas disciplinares que o Palmeiras teve em 2011, a diretoria do clube resolveu impor uma espécie de ‘termo de compromisso’ aos atletas para tentar evitar que isso aconteça em 2012.

“O Palmeiras teve problemas disciplinares em 2011 identificados como um dos motivos para a queda de rendimento no segundo turno [do Brasileirão]. Até para conviver bem, teremos ferramentas para haver respeito ao ambiente e ao próximo”, adiantou o gerente de futebol do Palmeiras, Cesar Sampaio, para a TV Gazeta.

Mas o dirigente evitou o termo cartilha. “Não chega a ser uma cartilha, é um termo de compromisso porque a ferramenta de trabalho do jogador é o corpo e ele precisa ser preservado. Quem vai sair ganhando é o atleta e a instituição”, justificou.

O ano de 2011 foi agitado no Palmeiras no que diz respeito a problemas disciplinares. O atacante Kleber, hoje no Grêmio, foi o pivô da maioria dos casos. Em um deles, ele se insubordinou contra o técnico Luiz Felipe Scolari e ameaçou um ‘motim’ em defesa do volante João Vitor, agredido por torcedores na porta do Palestra Itália. O Gladiador reivindicou mais segurança para os atletas na ocasião.

No início do ano, Kleber também brigou com o goleiro Deola. Segundo o jornal Marca Brasil, a discussão entre os dois começou quando o arqueiro bateu palmas à torcida, que vaiava o volante Márcio Araújo no empate diante do São Caetano, 1 a 1, no ABC. O Gladiador criticou a postura dele, o chamou de traíra e tentou até agredi-lo.

Não é a primeira vez que o Palmeiras tenta impor um manual de conduta aos seus jogadores. No final de 2010, o clube solicitou ao meia Valdivia a assinatura de um documento, protocolado no Sindicato dos Atletas, para ele se cuidar no período de férias. O chileno não aceitou e se rebelou com o fato.

“O único cara que tinha que assinar esse documento era eu. Não vou assinar porque esse documento não é legal... não vou assinar pois estou saindo de férias. Ele tem uma multa de 40% se eu não cumprir. Não vou assinar esse documento. Quero deixar isso bem claro”, disse para a rádio Estadão/ESPN na época.

Primeira Edição © 2011