Messi busca ser o melhor do mundo pela 3ª vez

Lionel Messi quer igualar marca de Zidane e Ronaldo

09/01/2012 05:14

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

Lionel Messi tem a chance de entrar para a história nesta segunda-feira. O atacante do Barcelona pode deixar a cerimônia de entrega da Bola de Ouro da Fifa com seu terceiro título consecutivo de melhor jogador do mundo. Caso o favoritismo do argentino se concretize, ele se igualaria a Zinedine Zidane e Ronaldo, que também foram eleitos em três oportunidades.

Em 2010, houve a unificação do prêmio oferecido pela Fifa e a tradicional Bola de Ouro, da revista France Football. Por conta de seu desempenho discreto na Copa do Mundo, Messi corria por fora na disputa com Xavi e Iniesta, seus companheiros de equipe no Barcelona. No entanto, ele desbancou os espanhóis e faturou o troféu.

Agora, porém, nem mesmo a forte concorrência parece intimidar o argentino. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Xavi (Barcelona) tiveram excelente desempenho nesta temporada, mas Messi provou mais uma vez seu papel de protagonista e de jogador capaz de decidir quando o time mais precisa. A decisão do último Mundial de Clubes da Fifa, contra o Santos, foi um exemplo disso, quando o atacante marcou dois belos gols.

Se Messi levar a Bola de Ouro, conseguirá um feito inédito: será o primeiro jogador a ser eleito o melhor do mundo da Fifa por três anos consecutivos. Já Zidane (1998, 2000 e 2003) e Ronaldo (1996, 1997 e 2002) ficaram em primeiro em anos alternados. Se for considerada a premiação isolada da Bola de Ouro, o francês Michel Platini ganhou o prêmio em três anos consecutivos.

Para definir o vencedor, foram consultados jornalistas de todo o mundo, além dos treinadores e capitães de todas as seleções filiadas à Fifa.

Mais uma vez, o Brasil ficou sem representantes entre os três finalistas da eleição de melhor jogador do mundo da Fifa. O último foi Kaká, ganhador do prêmio em 2007. No entanto, isso não quer dizer que o país está fora da cerimônia na Suíça.

Marta pode ganhar pelo sexto ano consecutivo o troféu de melhor jogadora do mundo. Já Neymar concorre ao prêmio Puskas, oferecido ao mais belo gol do ano. No entanto, a concorrência promete ser bem acirrada.

A cerimônia será realizada nesta segunda-feira a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do Sportv e da ESPN Brasil. O Placar UOL Esporte faz o acompanhamento dos principais destaques da festa.

Primeira Edição © 2011