Alagoas Mais Peixe transforma a vida de pequenos piscicultores

Boca da Mata tem dois módulos do programa que totaliza 20, entre a Zona da Mata e Agreste do Estado

05/01/2012 09:04

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O Secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante e equipe técnica do órgão visitaram nesta quinta-feira (5) dois módulos do Programa Alagoas Mais Peixe nos municípios de Boca da Mata e Limoeiro de Anadia. As comunidades São João e Santo Antônio do Mocambo são as favorecidas com as ações, beneficiando mais de 20 famílias.

Com as despescas, as duas comunidades conseguiram arrecadar aproximadamente R$9 mil e estão se organizando para se tornar associação. Um dos beneficiados do programa, Genival Lopes, explicou que desde quando o módulo do Alagoas Mais Peixe iniciou há sete meses, a vida dele e da família começaram a mudar.

“Já conseguimos vender aproximadamente uma tonelada de peixe e com o treinamento e orientação dos técnicos da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) vamos ter lucro o quanto antes. Temos encomendas de muitas pessoas e por isso já conseguimos comprar R$ 5 mil alevinos e nas próximas semanas o secretário Regis Cavalcante vai disponibilizar ainda mais, para suprir as nossas demandas”, falou o pequeno piscicultor.

Maria Barreiros/Assessoria

Regis Cavalcante avisou que em breve técnicos da Sepaq farão cursos para as esposas dos pequenos piscicultores. Dessa forma poderão acrescentar à renda da família, com os trabalhos de filetagem da tilápia, agregando valor e aumentando o preço do quilo do peixe.

Na ocasião o secretário e toda equipe da Sepaq foram recebidos pelo superintendente geral de operações da Usina Triunfo, Paulo Lira, que é parceira do Programa Alagoas Mais Peixe nesses módulos.

O Programa Alagoas Mais Peixe foi estruturado para ter duas metas. A primeira é de acordo com a capacitação e gestão e a segunda na aquisição de materiais e equipamentos. Atualmente o Programa Alagoas Mais Peixe conta com 20 módulos de tanques-rede espalhados entre a Zona da Mata e o agreste de Alagoas, beneficiando mais de 350 famílias. 

Primeira Edição © 2011