Sondas da Nasa na órbita lunar

03/01/2012 05:43

A- A+

Diário Nordeste

compartilhar:

Cabo Canaveral, EUA As duas sondas do Laboratório de Recuperação da Gravidade e Interior (Grail, na sigla em inglês, que também significa "graal") entraram na órbita da Lua na noite de ano novo e vão dar início a uma exploração inédita do interior do satélite, indica a Nasa em comunicado. O objetivo dos cientistas é construir o primeiro mapa do núcleo da Lua.

Lançadas para o espaço em setembro, as sondas gêmeas demoraram cerca de três meses para percorrer quase 4,2 milhões de quilômetros e entrar na órbita lunar.

A Nasa classifica a missão como uma verdadeira "viagem ao centro da Lua" já que a medição da força de gravidade permitirá a construção de mapas do interior de satélite de cem a mil vezes mais precisos do que os que foram conseguidos até agora.

Com esses dados, os cientistas vão tentar perceber o que há por baixo da superfície lunar e compreender por que motivo a face oculta da Lua é mais irregular e montanhosa do que a vista da Terra.

Pretende-se também estudar a teoria, formulada em 2011, de que a Lua sofreu, em tempos, uma colisão com uma segunda lua que teria orbitado o nosso planeta.

Apesar de já se terem realizado mais de cem missões à Lua - incluindo as seis viagens tripuladas da missão Apollo no final dos anos 60, início dos anos 70 - os cientistas ainda desconhecem o que existe no interior do satélite natural da Terra.

A missão do Grail deve durar 82 dias, mas se as sondas resistirem ao eclipse solar de junho, a missão poderá ser prolongada.

Equipada por câmeras, a missão será também acompanhada de perto pelas escolas dos EUA.

Primeira Edição © 2011